Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2004 - 19h16

Gil garante participação destacada no "Ano do Brasil na França"

Publicidade

da Folha Online

O ministro das Relações Exteriores da França, Dominique de Villepin, aproveitou a visita ao Brasil para acertar com o ministro da Cultura, Gilberto Gil, a temporada brasileira na França, no próximo ano.

O encontro dos dois ministros aconteceu no Palácio do Itamaraty, depois que o chanceler francês reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores, o embaixador Celso Amorim.

Gil garantiu a Villepin que o Brasil terá participação destacada na Saison Brasil-França (Ano do Brasil na França), que acontecerá em 2005, em Paris e outras cidades da França.

O evento prevê a realização de uma extensa programação cultural em cidades francesas, que inclui peças de teatro, exposições em museus e concertos. O Brasil será mostrado em vários aspectos, como história, patrimônio, música, artes plásticas e teatro.

Já foram homenageados Egito, Israel, Geórgia, Ucrânia, Hungria, República Tcheca e Marrocos. Neste ano, o país prestigiado é a China.

A organização da temporada é realizada por organismos oficiais, instituições públicas, iniciativa privada e ministérios da Cultura e das Relações Exteriores dos dois países.

Ao fim do encontro, o ministro Gilberto Gil convidou o chanceler Villepin para visitar a exposição "Arte da África", que está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

"Brasil e França têm em comum a vontade de ajudar a África. Aliás, este é o lado bom da globalização: permitir que povos distantes conheçam detalhes de outras civilizações", disse Villepin.

Com Agência Brasil
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página