Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2004 - 03h21

Outro Canal: Jornalistas lançam novo canal esportivo

Publicidade

DANIEL CASTRO
Colunista da Folha de S.Paulo

Liderado por Octávio Muniz, 40, um grupo de jornalistas esportivos atualmente fora de atividade na mídia vai lançar em março o mais novo canal da TV paga brasileira, o "artesanal" NSC (National Sports Channel), que tem pretensão de virar pan-regional.

O NSC já está no ar em caráter experimental no canal 51 da Tecsat (via satélite), rodando material promocional, e negocia com três outras operadoras. No último final de semana, fez sua primeira transmissão ao vivo, a partida entre Internacional e 15 de Novembro, pelo Campeonato Gaúcho. Amanhã, às 16h, exibe São Gabriel x Grêmio, com locutores gaúchos.

O canal pretende disputar direitos esportivos alternativos, que não interessam à Globosat (SporTV). "Vamos explorar nichos regionais. O Brasil não é só Rio e São Paulo. Cabem mais quatro ou cinco canais esportivos na TV paga", afirma Muniz, que está prestes a fechar contratos de transmissão de mais um Estadual e de torneios de golfe.

Ex-Band e PSN, Muniz diz que tentará transmitir a Série C do Campeonato Brasileiro, além de basquete e vôlei. O canal terá telejornais esportivos diários e mesas-redondas.

Muniz afirma que os investidores do canal, que ainda não tem uma sede, são "amigos e pessoas do ramo, afastadas neste momento". Os recursos vieram de "economias". "É tudo bem artesanal, absolutamente pé no chão."

Oposição 1

Coordenada pelo deputado federal Orlando Fantazzini (PT-SP), a campanha Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania, da Câmara dos Deputados, está mobilizando entidades de defesa dos direitos humanos e do telespectador para pressionar o Ministério da Justiça a rever a decisão que revogou despacho que classificou o "Cidade Alerta" e o "Brasil Urgente" para as 21h.

Oposição 2

"Prevaleceu o interesse comercial [com a pressão das emissoras e de parlamentares da Igreja Universal] aos da cidadania", diz Fantazzini, que lamentou também a exoneração do diretor do departamento de classificação, Mozart da Silva. O ministério diz que não tem competência para classificar telejornais.

Te cuida, Jô!

Marlene Mattos dirigiu pessoalmente a gravação da entrevista que Romário deu a Jorge Kajuru, na quinta, e que a Band exibe amanhã, às 22h30, no piloto de "Chutando o Balde". Ela providenciou até colírio para o jogador, que, na gravação, disse que terá um programa de entrevistas na emissora, não apenas sobre esportes.

Dúvida

A cúpula do SBT vivia um impasse ontem: contratar um roteirista brasileiro para adaptar o texto mexicano de "A Outra", o que atrasaria a estréia da novela, ou simplesmente dublar a produção original da Televisa.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página