Veja perfil de Contardo Calligaris
da Folha Online
Contardo Calligaris nasceu em Milão, Itália, em 1942, é psicanalista e doutor em psicanálise clínica. Já foi professor na universidade de Berkeley e New School, nos Estados Unidos, e atualmente vive entre São Paulo e Nova York.
| Bel Pedrosa/Divulgação |
![]() |
| O psicanalista e escritor Contardo Calligaris, que participa da Flip-2008 |
Tem uma coluna na Folha de S. Paulo, em que trata de temas que abrangem não só sua formação psicanalítica, mas tocam aspectos culturais e sociais dos mais distintos --artes, violência urbana, crise de identidade, relações pessoais, guerra, choques culturais.
Em "Quinta Coluna" (Publifolha, 2008), o autor reúne 101 crônicas, de 2004 a 2007, formando uma primorosa coleção de artigos --um leque que, quando aberto, "vira espelho".
É autor de vários outros livros, como: "A Adolescência" (Publifolha, 2000), "Cartas a um Jovem Terapeuta" (Campus, 2007), "Crônicas do Individualismo Cotidiano" (Ática, 1996) e seu debuto como romancista com 'Conto do Amor" (Cia. das Letras, 2008), livro no qual o protagonista, um psicanalista de Nova York, vai à Toscana, Itália, visitar um mosteiro beneditino onde uma imagem de São Bento pintada por Giovanni Antonio Bazzi (1477-1549), conhecido como "Il Sodoma", faz com que recupere a imagem e as memórias de seu pai.
A narrativa prende o leitor facilmente, pelo delicioso enredo e por um estilo que consegue ter uma feição, apesar de deixar claras as influências do romanceiro italiano e do relato de caso psicanalítico.
Reflexo de seu tempo e marcado pelos profundos choques culturais pelos quais passou, mantém vivo o espírito revolto de sua geração, nascida da transição do fascismo ao neo-realismo italiano, período de reconstrução do país.
Lançando luz sobre os traumas de uma sociedade que se fazem perceber até a contemporaneidade, o psicanalista busca na apreciação estética, mais do que a solução fácil ao mal que domina os espíritos, mas a possibilidade do respiro e da recuperação do passado.
Ao lado do também italiano Alessandro Baricco, Calligaris debaterá na mesa 13 da Flip, além de suas afinidades temáticas, a questão da identidade e como se dá esse impasse entre memória e a recuperação (e preservação) desta, elegendo como via a arte.
Fonte: Flip; Publifolha; Editora Campus; Editora Ática; Cia. das Letras
Livraria da Folha
- "Terra de Ninguém" reúne 101 crônicas de Contardo Calligaris publicadas na Folha
- Calligaris analisa adolescência e suas implicações na sociedade atual; leia capítulo
- Acreditar que todos os políticos são corruptos é uma armadilha, diz Contardo Calligaris
- Leia artigo do psicanalista Contardo Calligaris sobre publicidade e consumo
- Contardo Caligaris investiga como o emprego define a identidade das pessoas
- Série "Folha Explica" decifra os principais autores da literatura brasileira
Especial


