Publicidade

Ilustrada
01/07/2008 - 18h22

Veja perfil de Sérgio Paulo Rouanet

Publicidade

da Folha Online

Membro da Acadêmica Brasileira de Letras desde 1992 ocupando a cadeira de número 13, Sérgio Paulo Rouanet, carioca de 74 anos é ensaísta, filósofo, antropólogo, tradutor e criador de uma lei de incentivo fiscal à cultura, além de exercer a diplomacia.

Divulgação
Sérgio Paulo Rouanet, que participa da Flip-2008, em Paraty (Rio)
Sérgio Paulo Rouanet, que participa da Flip-2008, em Paraty (Rio)

Recebeu a medalha Goethe pela tradução da obra e prefácio de um volume do filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940). Suas obras são todas de grande profundidade e erudição próprias do grande intelectual que é.

Destacam-se "Imaginário e Dominação" (Tempo Brasileiro, 1978), "Teoria Crítica e Psicanálise" (Tempo Brasileiro, 2001), que trata da relação entre a psicanálise de Freud a escola de Frankfurt e vários outros autores, "Édipo e o Anjo - Itinerários Freudianos em Walter Benjamin" (Tempo Brasileiro, 2008), "Mal-Estar na Modernidade" (Cia. das Letras, 1993), que é uma reflexão sobre o iluminismo e seu legado e atualidade, "Dez Amigos de Freud" (Cia. das Letras, 2003), onde analisa os dez livros preferidos de Freud, seus autores e contextos e "Riso e Melancolia" (Cia. das Letras, 2007), a respeito de Machado de Assis, o homenageado dessa edição da Flip.

Rouanet também teve textos publicados em diversos jornais estrangeiros e brasileiros sobre variados temas. Em antropologia, discutiu os métodos e paradigmas desta ciência servindo-se inclusive da fenomenologia.

Ao lado de Ana Maria Machado e Luiz Fernando Carvalho, falará sobre Machado de Assis, autor que é uma de suas especialidades e cuja obra se alinha bem à sua formação e conhecimentos, e do volume com as correspondências de Machado que o gaúcho João Gilberto Noll deve lançar ainda neste ano.

Fontes: Flip; Cia. das Letras

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca