Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/02/2004 - 14h28

Crítica norte-americana ignora "Cidade de Deus" no Oscar

Publicidade

MARCELO BARTOLOMEI
enviado especial a Los Angeles (EUA)

A crítica especializada em cinema de Los Angeles ignorou o filme brasileiro "Cidade de Deus" nas apostas dos vencedores do Oscar, cuja cerimônia acontece na noite deste domingo em Hollywood.

"Cidade de Deus" concorre em quatro categorias: Direção, Fotografia, Montagem e Roteiro Adaptado.

O "Los Angeles Times", por exemplo, dá como certa a vitória de Peter Jackson com "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei" em várias categorias, inclusive a de Direção, a qual o brasileiro Fernando Meirelles concorre.

O "Times" também destaca a vitória de "O Senhor dos Anéis" ou de "Sobre Meninos e Lobos", de Clint Eastwood, na categoria Melhor Roteiro Adaptado.

O jornal não fala sobre os possíveis vencedores nas outras duas categorias em que "Cidade de Deus" concorre.

O mesmo jornal comenta a ausência do todo-poderoso presidente da Miramax, Harvey Weinstein, na principal categoria do Oscar, a de Melhor Filme. É a primeira vez em 12 anos que a Miramax, que batalhou para colocar "Cidade de Deus" no Oscar, não emplaca um filme nesta corrida.

Análise

O "The New York Times" deste domingo cita "Cidade de Deus", mas sem dar palpites sobre a possibilidade de o filme brasileiro ganhar um Oscar. Na matéria, comenta como a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tem atuado em relação a filmes estrangeiros.

O jornal critica a maneira como os filmes são escolhidos e dá como exemplo o caso de "Cidade de Deus", que deveria estar na categoria de filmes não-falados em inglês desde o ano passado, quando se inscreveu, mas aparece somente neste ano e em categorias principais.

A Academia também é alvo de críticas no "Los Angeles Times", que questiona as indicações deste ano e traz uma lista de filmes, atores e atrizes que poderiam figurar na Academia.

Especial
  • Fique por dentro da 76ª edição do Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página