Grupos destrincham produções teatrais no FIT-BH
MIGUEL ARCANJO PRADO
Enviado especial da Folha Online a Belo Horizonte
O espaço cênico Caixa Clara existe há dois anos no bairro Floresta (r. Geraldo Teixeira da Costa, 141; tel. 0/xx/31/3222-6352), na região central de Belo Horizonte. Neste ano, pela primeira vez, ele é sede de parte dos eventos do FIT-BH.
| Guto Muniz/Divulgação |
![]() |
| Cena da peça paranaense "Volta ao Dia", que participou do projeto "Encontros", no FIT-BH |
O lugar que abriga a Cia. Clara de Teatro, que existe há seis anos na capital mineira, é sede do projeto "Encontros" do FIT-BH (Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte).
O objetivo é reunir três companhias de teatro brasileiras para destrincharem suas criações para um público de 50 pessoas, que se inscreveram previamente. Além da Clara, que apresentou "Vilarejo do Peixe Vermelho", também compõem o projeto a Cia. Luna Lunera, também de Belo Horizonte, com "Aqueles Dois", e a Cia. Brasileira de Teatro de Curitiba, do Paraná, que apresentou "Volta ao Dia".
Todas também apresentaram ao público geral do festival seus espetáculos.
O diretor da Caixa Clara, Anderson Aníbal afirmou que o espaço cresce com o evento. "Nós somos mais conhecidos pelo público mais ligado ao teatro. Sendo sede do FIT, a Caixa Clara acaba sendo conhecida também pelo público em geral", disse à Folha Online.
Aníbal explicou ainda o que significa esse destrinchar do processo criativo. "As pessoas ficam curiosas para saber como a peça foi feita. Afinal de conta, as companhias gastam meses e até anos para montar uma peça. Explicamos o processo de feitura dos textos e o método de trabalho de cada grupo. O interessante é que além de explicar o nosso trabalho, podemos ver também como o outro grupo trabalha", avaliou.
O diretor Márcio Abreu, da Cia. Brasileira de Teatro de Curitiba, aprovou a iniciativa. "É muito provocador participar desse encontro de companhias. Criamos uma relação mais próxima com o trabalho de nossos pares. Acho que esse projeto triplicou o valor de viajar com o nosso trabalho", afirmou à Folha Online.
A última apresentação da série "Encontros", que teve mediação do crítico teatral Marcelo Castilho Avellar, será realizada às 17h30, quando a Cia. Luna Lunera apresenta a peça "Aqueles Dois" na sala João Ceschiatti do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, Centro, Belo Horizonte, tel. 0/xx/31/3236-7400). Os ingressos custam R$ 20 (inteira).
Confira a programação completa do FIT-BH.
O jornalista Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do FIT-BH.
Leia mais
- Grupo francês leva pirotecnia à praça do Papa em Belo Horizonte
- "Cirque du Soleil é para ricos; prefiro os pobres", diz ator Niño Costrini
- Colombianos mostram Dom Quixote com sotaque no FIT-BH
- Clara mostra peça enfadonha no "Encontros" do FIT-BH
- FIT-BH terá grupos de Israel e da República Tcheca
- BH espera 150 mil nas platéias do Festival Internacional de Teatro
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria da Folha
- Livro explica vida e carreira do diretor teatral Zé Celso Martinez Corrêa
- Livro tem 752 páginas de textos sobre teatro, cinema, dança, artes plásticas, literatura e música
- Livro traz crônicas de Bernardo Carvalho sobre cinema, teatro, literatura e artes em geral
Especial


