Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2004 - 03h24

Cerimônia do Oscar tem atraso de 5 segundos na transmissão

Publicidade

MARCELO BARTOLOMEI
da Folha Online, enviado especial a Los Angeles

Como anunciado previamente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a cerimônia de entrega do Oscar foi exibida na TV norte-americana com um atraso, o chamado "delay", de cinco segundos.

No Brasil, o atraso foi ainda maior, por questões técnicas, variando de oito a dez segundos. A rede norte-americana "ABC" justifica o "delay" como uma forma de evitar escândalos e discursos agressivos durante a cerimônia, que ano passado foi assistida por cerca de 60 milhões de pessoas.

No mês passado, durante o Superbowl, a final do campeonato de futebol americano, a cantora Janet Jackson ficou com um seio à mostra quando Justin Timberlake, com quem cantava, abriu o corpete de couro que usava.

A técnica do "delay" foi usada também no Grammy. Além disso, a Academia temia discursos surpresa, como o do cineasta e ativista político Michael Moore, que no ano passado fez um discurso que não agradou muito, criticando a Guerra no Iraque e a administração Bush.

A cerimônia desta noite durou três horas e 40 minutos ---a maior da história do Oscar durou 4h23 minutos, em 2002. Apresentada por Billy Cristal, teve brincadeiras com os participantes e "agulhas" em Michael Moore, "esmagado" por uma das árvores de "Senhor dos Anéis" e no ex-líder iraquiano Sadam Hussein.

Durante a festa houve citações à série de casamentos gays realizados em São Francisco e paródia de canções famosas do cinema, cujas letras foram relacionadas aos filmes indicados nesta edição.

Com fama de beijoqueiro, o ator Adrien Brody protagonizou um dos momentos mais engraçados da noite, ao usar um spray contra mau-hálito antes de abrir o envelope que daria a Charlize Theron o prêmio de Melhor Atriz. No ano passado, ao receber a estatueta das mãos de Halle Berry, ele tascou um beijo na boca da atriz.

Especial
  • Fique por dentro da 76ª edição do Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página