Outro canal: Internet já tira audiência da televisão
Publicidade
DANIEL CASTROColunista da Folha de S.Paulo
Estudo inédito do instituto Datanexus revela que a internet está tirando audiência da TV. Quanta audiência ela tira o Datanexus não tem condições de informar, porque não fazia medição antes do advento da internet, mas seus dados mostram que o novo veículo "já é concorrente direto" da TV.
De acordo com o instituto, a população da Grande São Paulo que não tem internet em casa gasta 12% de seu tempo vendo televisão. Já as pessoas que têm internet dedicam 9,4% do seu tempo à TV.
Segundo o Datanexus, 17,7% da população da região metropolitana têm internet em casa, o que dá cerca de 3,2 milhões de pessoas.
Os dados mostram que as pessoas que têm internet vêem menos televisão justamente no horário nobre. Os percentuais da audiência da TV entre os que têm internet e os que não tem começam a se distanciar a partir das 13h. O pico ocorre às 21h20. Nesse momento, 23,5% da população sem internet está vendo TV, contra apenas 15,8% dos que têm internet. Os dados são de novembro e dezembro.
Segundo o Datanexus, a diferença também ocorre entre os mais ricos. Às 21h20, por exemplo, 18,9% dos sem internet das classes A e B estão vendo TV, contra 13,8% dos indivíduos do mesmo nível que têm internet. Isso indica que as pessoas mais ricas não apenas saem mais de casa, mas também vêem menos TV porque têm a opção da internet.
OUTRO CANAL
Polvorosa
Os corredores do SBT estão fervendo. Ex-influente executivo da mexicana Televisa, o brasileiro Eugênio Lopes esteve terça-feira na emissora com Silvio Santos. Há quem aposte que ele será o novo vice-presidente da rede. Outros dizem que Lopes ocupará a superintendência artística.
Drama
Silvio Santos bateu o martelo anteontem. A próxima novela a ser produzida pelo SBT tem o título provisório de "Deus Por Testemunha", original mexicano de 1968, inicialmente como radionovela. A trama de Ines Rodena, com 130 capítulos, será adaptada para os dias de hoje e terá temas brasileiros. A produção de cenários começa na semana que vem.
Da cor do sucesso
Novela de estréia de João Emanuel Carneiro, "Da Cor do Pecado" está bombando no Ibope. Anteontem, a trama das 19h da Globo deu média de 48 pontos na Grande São Paulo. Foi mais do que "Celebridade" --45-- e a melhor média dos primeiros 33 capítulos de uma novela das sete desde 1994.
Desperdício
A Record colocou nas ruas da Grande São Paulo cerca de mil outdoors para anunciar a estréia da novela "Metamorphoses", dia 14. Mas boa parte dos cartazes tem erro de informação. Dizem que a novela será exibida de segunda a sábado. Mas será de domingo a sexta, uma inovação.

