Publicidade

Ilustrada
24/07/2008 - 19h50

Justiça manda SBT provar direito de exibir "Pantanal"

Publicidade

SHAONNY TAKAIAMA
colaboração para a Folha Online

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou, nesta quinta-feira (24), que o SBT apresente documentação provando ter o direito de exibir "Pantanal". Essa decisão não obriga a emissora a tirar a novela do ar, que atualmente é o segundo maior ibope do canal, depois do "Domingo Legal".

O pedido para que o SBT apresente os documentos foi encaminhado pela defesa de Benedito Ruy Barbosa, criador da trama transmitida em 1990 pela extinta TV Manchete. Desde o início da reprise, no último dia 9 de junho, ele tenta, sem sucesso, suspender a exibição pelo SBT por meio da Justiça.

Divulgação
Autor de "Pantanal"
Autor de "Pantanal" quer indenização
Reprodução/SBT
Ingra Liberato em "Pantanal"; cenas de nudez marcam antiga novela da extinta TV Manchete
Ingra Liberato em "Pantanal"; cenas de nudez marcam antiga novela da extinta TV Manchete

José Carlos Costa Netto, advogado do autor de "Pantanal", afirmou à Folha Online que a decisão do TJ deve ter publicação oficial somente na próxima semana. Só depois disso, o SBT é obrigado a apresentar os documentos que autorizam o canal a colocar a novela no ar.

Procurada pela Folha Online, a assessoria do SBT informou que não recebeu ainda nenhuma notificação e só irá se pronunciar após receber a intimação judicial.

A emissora diz que a novela será exibida, normalmente, nesta semana, na faixa das 22h --o horário exato do começo de 'Pantanal' depende do momento em que a Globo encerra o capítulo de "A Favorita". Com essa estratégia, o SBT aproveita para fisgar telespectadores que acompanham a trama de João Emanuel Carneiro.

A nova batalha jurídica para tirar "Pantanal" do ar começou no último dia 24 de junho, como noticiou com exclusividade a Folha Online.

Reprodução/SBT
Cenas calientes da novela "Pantanal", como beijos e banhos, elevam o ibope do SBT
Cenas calientes da novela "Pantanal", como beijos e banhos, elevam o ibope do SBT
Divulgação
"Estou mais bonita", diz Ingra Liberato
"Estou mais bonita", diz Ingra Liberato

Indenização

"O que o Benedito Ruy Barbosa autorizou era a exibição e reexibição de 'Pantanal' na Manchete até o ano de 2000. Quero saber qual é a documentação que o SBT alega ter para exibir uma novela sem o consentimento de seu autor", disse o advogado.

Sílvio Santos adquiriu as fitas VHS de "Pantanal" em um leilão da massa falida da extinta TV Manchete.

"A simples aquisição das fitas não dá o direito de exibição. Nesse caso, o que o SBT possui é somente a propriedade do material original", afirmou Netto.

Caso o SBT não prove o direito de exibir a novela com a documentação, os advogados do autor prometem pedir a retirada da novela do ar e uma indenização referente ao período em que ficou sendo exibida indevidamente. O valor é decidido pelo Poder Judiciário, diz o advogado.

Comentários dos leitores
Aldo Freitas (1) 01/01/2009 11h43
Aldo Freitas (1) 01/01/2009 11h43
Em a novela a favorita concordo 100% com HELENA MANZIONE,EBERTON K.SOBREIRA E VICENTE ADAMS.
Em a novela PANTANAL, parabens SBT por me fazer recordar os bons tempos de menino quando ia a casa da vizinha assistir televisão, pq eu era além de menino, muito pobre para ter uma TV na minha casa. Recordar esta novela da época me lembrar que em meio a toda pobreza e tristezas de minha infancia havia algo bom,motivador que produzia esperanças para chegar a idade adulta, lutando por dias melhores, e ideais nobres.
4 opiniões
avalie fechar
Haroldo Lage Vieira (1) 27/11/2008 12h28
Haroldo Lage Vieira (1) 27/11/2008 12h28
Gosto muito da novela Pantanal, pela excência das paisagens daquele cenária.A primeira vez que assisti todinha, foi maravilhoso, tudo novo para nós expectadores.Desta vez sinto uma alegria e tristeza muito grande ao rever estes cenários maravilhosos e saber que tudo mudou, todos aqueles oássaros e animais já morreram pois já se passaram 15 anos e que o homem já depredou aquele MEIO AMBIENTE filmado em 1990.Temos que guardar estas imagens para mostrar para nossos netos,bisnetos...etc, que nosso planeta já foi maravilhoso onde araras azuis voavam por todos os lados,jacarés,sucuris,onças pintadas trabalhavam nas defesas do seus habitats, onde cada rio que passava principalmente o rio negro, eram um imenso criatório de fonte de alimento para os pantaneiros.A cada dia que passa nos estamos destruindo tudo aquilo de bonito que DEUS nos deu por herança.Ainda há tempo de acabar com esta CARNIFICINA ECOLÓGICA, e a única maneira de fazermos isto é reconhecer que fazemos parte deste sistema ecológico e que dependemos dele para vivermos.Este auto-suicídio tem que parar agora.DEUS nos deu vida e vida com abundância,entregue seu coração ,sua vida para o Senhor e Salvador JESUS CRISTO e passará a ter uma vida nova,com seu nome escrito no livro da vida.Todas as promessas do Senhor te alcançaram e serás abençoado.A promessa do Senhor está também em Atos 16:30-31,"CRÊ NO SENHOR JESUS CRISTO E SERÁS SALVO,TU E A TUA CASA.
O Pantanal está acabando,o Planeta também mas vc pode ser salvo.venha.
18 opiniões
avalie fechar
Célia Guimarães (1) 25/09/2008 11h33
Célia Guimarães (1) 25/09/2008 11h33
A novela é muito boa, tem paisagens maravilhosas. Pena que está muito lenta. Precisa de impulso para os expectadores ficarem esperando chegar a noite para vê-la com mais emoção.Eu assisto todos os dias, mais tem horas que dá um sono.... simplesmente porque repetem muito o ínicio, passa um pouco da novela.... e depois passa o próximo capítulo e no outro dia é a mesma coisa. Não foi assim com XICA DA SILVA, que aliás, foi demais..... 25 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (152)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca