Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2004 - 11h41

TVE exibe especial sobre os 40 anos do golpe militar

Publicidade

da Folha Online

Para lembrar os 40 anos do golpe que instaurou o regime militar no Brasil (1964-1985), a TVE Rede Brasil preparou uma programação especial, que será exibida entre os dias 28 de março e 4 de abril.

Ao longo da programação, o telespectador poderá assistir aos depoimentos de quem se envolveu na luta por direitos políticos e liberdade de expressão, como os de Zé Ketti, Dina Sfat, Arnaldo Jabor, José Celso Martinez, Mário Lago e Rubens Corrêa.

O eixo central da programação é o espetáculo "Pra não dizer que não lembrei das flores", que a emissora vai realizar no Teatro Garden Hall, no Rio, com nomes da música brasileira interpretando canções que se tornaram símbolos de liberdade e resistência democrática. A gravação do show terá flashes ao vivo e acontece no próximo dia 31 (entrada exclusiva para convidados), a partir das 20h.

O espetáculo, que a emissora vai exibir no domingo, dia 4 de abril, às 21h, apresentará Rita Ribeiro, Paula Lima, Biquíni Cavadão, Chico César, Cordel do Fogo Encantado, Margareth Menezes, Dudu Nobre, Barbatuques, MV Bill e Nega Gizza, Luciana Mello, LS Jack, Roberta do Recife, Ná Ozzetti, Pitty, Pedro Luis e A Parede, Teresa Cristina, Zé Renato, Jairzinho e Wilson Simoninha.

Farão parte do repertório do show músicas como "Sinal Fechado", "Samba de Orly", "Viola Enluarada", "Heróis da Liberdade", "Disparada", "Tô Voltando", "Cálice", "O Bêbado e a Equilibrista", "Porta-Estandarte", "Apesar de Você", "Vai Levando", "Carcará", "Meu Caro Amigo", "Pra Não Dizer que Não Falei de Flores", "Aquele Abraço", "Roda Viva", "Ensaio Geral", "Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos", "É Proibido Proibir", "Vamos à Luta" e "Opinião".

Fora o show, parte dos programas da emissora enfocará o tema. No domingo (28), às 22h30, a TVE exibe "Cartas da Mãe", uma crônica sobre os últimos 30 anos do Brasil feita através das cartas que o cartunista Henfil escrevia para sua mãe, dona Maria. O filme apresenta também entrevistas com políticos e amigos de Henfil, entre eles o presidente Lula, os cartunistas Angeli e Laerte e os escritores Luis Fernando Veríssimo e Zuenir Ventura. Às 23h30 do mesmo dia será exibido "Pra Frente Brasil".

Na segunda-feira, dia 29, às 23h30, ao vivo, o programa "Roda Viva" terá como convidado o diretor José Celso Martinez Correa, responsável pela montagem de "O Rei da Vela", de Oswald de Andrade, e "Roda Viva", de Chico Buarque, peças que se tornaram marcos no cenário teatral brasileiro, influenciando outras produções culturais.

Na terça-feira, dia 30, às 22h30, o "Observatório da Imprensa" discute o jornalismo feito durante os anos do regime militar. O programa faz uma releitura da história recente do país, com a contribuição de alguns personagens que discutirão o golpe militar de 64, como o ex-ministro da Justiça do governo Tancredo Neves, Fernando Lira, o colunista político Villas-Boas Corrêa, o jornalista Wilson Figueiredo e o cineasta Nelson Pereira dos Santos.

Na quinta-feira, dia 1°, às 23h30, o programa "Cartão Verde Especial" vai ao ar ao vivo, com Juca Kfouri discutindo o esporte no período.

A programação é resultado de uma parceria da TVE Rede Brasil, do Itaú Cultural e da Rede Pública de TV.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página