Coleção Folha traz o violão de Baden Powell
da Folha de S.Paulo
Não são poucos os especialistas e músicos que o consideram o maior violonista brasileiro de sua época, ou mesmo o melhor do mundo. Baden Powell (1937-2000) é o personagem do quarto volume da Coleção Folha 50 Anos de Bossa Nova, que chega às bancas no próximo domingo, dia 24.
Instrumentista de técnica perfeita, capaz de tocar nos andamentos mais velozes, ele combinou modernidade e tradição em seu estilo. Era como se, praticamente, toda a história do violão brasileiro saísse das cordas de seu instrumento.
Fluminense de Varre-Sai, Baden Powell de Aquino foi batizado com o nome do britânico fundador do escotismo porque seu pai, chefe dos escoteiros locais, o admirava.
Aos 8 anos, morador do Rio de Janeiro, sua vocação para a música já era tão evidente que o pai o levou para tomar aulas com Meira, o ágil violonista do grupo Regional de Benedito Lacerda. Na casa do mestre, Baden absorveu não só o melhor do violão clássico e popular, mas também teve a chance de conviver desde muito cedo com músicos profissionais, em inúmeras rodas de choro.
Aparições em programas de rádio, gafieiras, boates, bailes e rodas de samba, além de um breve período de estudo "a sério" na Escola Nacional de Música, forjaram um músico que, por volta de 1962, quando começou a se tornar mais conhecido, já deixava seus ouvintes impressionados.
O encontro com o poeta e letrista Vinicius de Moraes, no início dos anos 60, foi um divisor de águas na carreira musical de Baden. Boêmios inveterados, os dois desenvolveram uma parceria prolífica que resultou em dezenas de canções de alto quilate.
Quatro delas "Apelo", "Deixa", "Tempo Feliz" e "Canto de Ossanha" estão no CD que acompanha este volume da coleção, em versões instrumentais tocadas pelo próprio Baden. Outros clássicos da música brasileira, como "Lamentos" (Pixinguinha e Vinicius de Moraes), "Das Rosas" (Dorival Caymmi) e "Coisa nº 2" (Moacir Santos), também fazem parte dessa compilação.
Saiba mais sobre a coleção.
Leia mais
- João Gilberto não pode falar mal do Itaú, diz Mônica Bergamo
- Em show de João Gilberto, público sussurra e brinca de ventríloquo
- Dez convidados faltam ao show de João Gilberto em SP
Livraria da Folha
- Zuza Homem de Mello conta vida e obra de JOÃO GILBERTO
- Livro retrata modernidade da obra de VINICIUS DE MORAES
- Veja todos os livros sobre MÚSICA
Especial

