Benedito Ruy Barbosa tenta suspender exibição de "Pantanal"
DAYANNE MIKEVIS
da Folha Online
O autor Benedito Ruy Barbosa tenta suspender a exibição da novela "Pantanal" pelo SBT. Em julho, a Justiça determinou que a emissora apresentasse documentação comprovando ter o direito de exibir a trama e os advogados do autor alegam que a emissora não cumpriu a determinação.
| Reprodução |
![]() |
| Além da autorização, defesa de Barbosa alega que cortes descaracterizam obra |
Os advogados do autor, José Carlos Costa Netto e Maria Luiza Freitas Valle Egéa, ajuizaram no final da última semana uma ação judicial com pedido de liminar (tutela antecipada) para suspensão da sua exibição --que vem sendo realizada pelo SBT em rede nacional de televisão desde 9 de junho-- no Fórum de Osasco.
A liminar deve ser julgada ainda nesta semana pelo juiz da 1º Vara Cível de Osasco, Dr. Paulo Baccarat Filho.
A defesa de Barbosa adotou a estratégia no final de junho, decidindo não questionar a posse das fitas da novela pelo SBT, mas sim o direito de exibição pública, como informou com exclusividade na época a Folha Online.
A ação alega que o autor não autorizou a reexibição da novela e que o SBT não apresentou documentação à Justiça que permita a emissora de veicular a novela em sua grade.
Além disto, os advogados de Barbosa alegam que a reexibição está sendo realizada com cortes integrais ou parciais de várias cenas. Isto acarreta, segundo Netto e Egea, violação aos direitos morais de autor e a legislação de direitos autorais vigente no País.
O SBT até o momento não enviou resposta sobre a entrega dos documentos.
Leia mais
- Justiça manda SBT provar direito de exibir "Pantanal"
- Autor de "Pantanal" tenta na Justiça impedir exibição de novela pelo SBT
- Novelista Silvio de Abreu faz críticas a "A Favorita", informa Daniel Castro
Livraria da Folha
- Mocinhas, galãs e as histórias que fizeram o Brasil parar estão no "Almanaque da TELENOVELA"
- Guia reúne cenas sensuais e de NUDEZ com 149 atores e atrizes, no cinema e na TV
Especial



Em a novela PANTANAL, parabens SBT por me fazer recordar os bons tempos de menino quando ia a casa da vizinha assistir televisão, pq eu era além de menino, muito pobre para ter uma TV na minha casa. Recordar esta novela da época me lembrar que em meio a toda pobreza e tristezas de minha infancia havia algo bom,motivador que produzia esperanças para chegar a idade adulta, lutando por dias melhores, e ideais nobres.
avalie fechar
O Pantanal está acabando,o Planeta também mas vc pode ser salvo.venha.
avalie fechar
avalie fechar