Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2004 - 21h03

Tendas do Skol Beats terão manipulação de imagens

Publicidade

ADRIANA FERREIRA
do Guia da Folha

Quem apareceu primeiro: o VJ ou o DJ? Esse é o enigma que o VJ Spetto vai propor em sua apresentação deste ano, na tenda The End. Seja qual for a resposta, é certo que os sets de música eletrônica e a manipulação de imagens tornaram-se quase inseparáveis e extremamente atraentes.

A edição de 2003 foi a primeira a incluir os VJs como atrações na programação. Até então, Alexis Anastasiou tinha sido o único VJ a mostrar imagens no festival. Ele participou de todas as edições do evento e, não por coincidência, é considerado o primeiro a editar e manipular as imagens ao vivo em festas de música eletrônica.

Neste ano, Alexis estará em três espaços com o núcleo de videoartistas VisualFarm. "Vamos mostrar imagens urbanas e abstratas", explica Alexis, sobre o set da tenda Skol Club.

O outro espaço com trabalhos do VJ é a área vip (Espaço Axe), somente para convidados do evento e que terá discotecagem do DJ norte-americano Roger Sanchez (house). Lá, o VJ retoma o instigante trabalho feito com a companhia de dança Cavallaria, em uma performance em que os bailarinos interagem com as sombras e as imagens. O espaço Pepsi Stage, onde estará o grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões, também terá projeções de Alexis.

Raízes

Criador do VisualRadio, primeiro software brasileiro de "VJing" (como os VJs chamam seu trabalho), o santista Spetto se propõe a resolver o "mistério" de quem teria aparecido primeiro, o DJ ou o VJ, na tenda The End, ao lado dos VJs Palumbo, Karina Vilela e Elka Andrello. Cada um apresenta seu próprio set e, durante alguns momentos, devem se reunir para jam sessions.

Palumbo preparou imagens "sedutoras", que aparecerão desfocadas, e "formas orgânicas abstratas". "Serão imagens em flashs, alternando cores como azul, vermelho, preto e branco", conta.

A linguagem das fotonovelas é o que encanta a VJ Karina, que faz mistério sobre a história que vai mostrar em suas projeções, mas adianta que tem a ver com os "endinheirados".

O videoartista Luiz Duva, autor das imagens do evento que teve Fatboy Slim, no Rio de Janeiro, apresentará um trabalho diferente de tudo o que já criou na Bugged Out!. "Vou fazer uma ambientação com corpos se movimentando de maneira sensual", adianta.

Utilizando câmeras ao vivo e imagens pré-gravadas, o grupo multimídia Bijari, atração do Outdoor Stage, está desenvolvendo pesquisas tendo como tema o "homem das cavernas de hoje". "Também estamos preparando um set especial para o (Edgar) Scandurra, com animações feitas com fotos e referências retrô", explica Giuliano Scandiuzzi.

De fora de São Paulo, vem o coletivo de videoartistas mineiro Feitoamãos, que levou bailarinos e atores ao estúdio para criar as imagens que serão mostradas na tenda Movement.

Especial
  • Programe-se antes e acompanhe o Skol Beats 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página