Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/05/2004 - 06h18

Público enfrenta fila para visitar exposição de Picasso na Oca

Publicidade

DIEGO ASSIS
da Folha de S.Paulo

O paulistano já até se acostumou: é fila no banco, fila no cinema, fila na descida para a praia. Então quem é que iria reclamar de uma espera de "duas horinhas" para ver as obras de Picasso?

"Eu fico aqui até quatro horas, se precisar", garantiu a ajudante de cozinha Denilza Mendonça, 27, que aproveitava o último feriado de Tiradentes para visitar a exposição na Oca. Já passava das 14h e Mendonça, seu irmão e a namorada, que haviam vindo de Itaquera, por volta das 12h, ainda estavam a pelo menos 50 pessoas da entrada. "Adoro Picasso", afirmava eufórica, como se estivesse prestes a conhecer um artista pop.

A professora de Cosmópolis Sônia de Siqueira, 42, também não se impressionou com a fila, que desde as 11h começava a contornar a marquise do Ibirapuera. "Vim pela curiosidade em conhecer. Já que venho de longe, vale esperar, né?", disse ela, que estava com um grupo de amigas, entre elas a secretária-executiva Dalva Maciel, 37. "Acho que desta vez vou conseguir. Tentei vir outras vezes, mas desisti por causa do tamanho da fila", contou Maciel.

Grupos do interior e até de outros Estados não são difíceis de encontrar. A fisioterapeuta Lilian Reis, 40, veio com toda a família de Campinas, incluindo as meninas Natalia, 14, e Maysa, 10. "No ano passado a gente fez um trabalho da fase cubista [de Picasso] na escola", contou Maysa, que, enquanto esperava o tempo passar, já tinha ido à lanchonete, comprado uma bola de borracha e alguns gibis para ler na fila.

Apesar da média alta de visitações por dia --cerca de 7.000 pessoas--, a ambulante Maria das Graças, 55, que há 20 trabalha no parque Ibirapuera, não se mostrava tão empolgada com o movimento. "Ninguém compra nada. Só perguntam: tia, quanto é o refrigerante? E vão embora. A exposição da China é que foi boa."

Já que está por ali mesmo, não vale dar uma espiadinha na mostra de Picasso? "Ah, meu filho, não vou gastar meus trocadinhos só para ver um quadro. Um amigo me fez entrar na da China, mas fiquei um pouco lá dentro e já saí rapidinho", lembrou.

Inaugurada em janeiro passado, "Picasso na Oca" já foi vista por mais de 550 mil pessoas.

Diante da procura, a organização resolveu ampliar a exposição até o próximo dia 13 de junho. De acordo com a assessoria de imprensa da mostra, filas de até duas horas e meia são normais em dias de feriado e finais de semana.

A intenção, segundo eles, é limitar o número de visitantes dentro do espaço expositivo para que a espera se dê antes, e não durante a visitação.

Especial
  • Programe-se para ver a retrospectiva de Picasso na Oca
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página