Ilustrada
29/08/2008 - 08h51

Caetano diz que crítica de show é provinciana

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Em texto publicado em seu blog na madrugada de ontem, Caetano Veloso atacou as críticas negativas que a Folha e o "Estado de S. Paulo" publicaram a respeito de seu show com Roberto Carlos em São Paulo, na última segunda.

A apresentação em homenagem a Tom Jobim, no Auditório Ibirapuera, foi avaliada como "ruim" pela repórter Sylvia Colombo, da Ilustrada, no texto "Roberto e Caetano fazem show chato", publicado anteontem.

Sergio Alberti/Folha Imagem
Caetano Veloso e Roberto Carlos cantaram músicas de Tom Jobim no Auditório Ibirapuera, em São Paulo
Caetano Veloso e Roberto Carlos cantaram músicas de Tom Jobim em São Paulo

"O teatro é elegante e induz à quietude. Se o show fosse no Ginásio do Ibirapuera, o ruído dos aplausos assustaria a boba da Folha e o burro do "Estadão" que escreveram sobre o show", escreveu Caetano no blog Obra em Progresso.

"Há anos não leio nada tão errado sobre música brasileira --e, mais uma vez, envolvendo Roberto Carlos e este transblogueiro que vos fala. Se eu tivesse direito a convite, teria chamado Augusto de Campos para estar presente ao encontro: foi ele quem escreveu o primeiro texto de apoio crítico à Jovem Guarda, prefigurando o tropicalismo e opondo a energia da turma de Roberto e Erasmo à pretensão da turma de Elis. São Paulo é isso."

Em sua crítica, Sylvia Colombo escreveu que o problema do espetáculo não estava na qualidade dos envolvidos, mas no "conceito" do show.

"Ambos os artistas aceitaram passivamente fazer um show contido, bem-comportado, de arranjos convencionais, e que não trouxe nada diferente ou intrigante para um público cuja última coisa que parecia querer era se surpreender."

No "Estado de S. Paulo", Jotabê Medeiros escreveu que a noite foi "tediosa", em texto intitulado "Caetano, o Rei e o show de naftalina". "A bossa de Caetano e Roberto, ao menos nesse show, está doente e chamaram dois totens da MPB para fazer a necrópsia."

Caetano escreveu sobre as críticas em post intitulado "Marginal Pinheiros". "Escrevo isso só para mostrar aos que comentaram as críticas hilárias da província paulistana que também li e que fiquei com pena dos dois fanfarrões que não sabem nem escrever."

O compositor também disse que "de alguma forma o artigo da mulher parece ser mais prejudicial do que o do cara", mas que seu texto não era uma resposta "a ela nem a ele".

"Nada digo aos jornais que os publicaram. Deixo aos leitores paulistanos que viram o show. Eles vão escrever protestando. Os jornais talvez publiquem algumas das cartas."

Leia a crítica de Sylvia Colombo para o show de Caetano e Roberto

Leia o especial sobre os 50 anos da bossa nova

Leia reportagem sobre participação de Caetano Veloso no "Programa do Jô"

Comentários dos leitores
João Souza (3) 03/09/2008 00h00
João Souza (3) 03/09/2008 00h00
Ao perceber que no Blog do Caetano só tem comentários a favor do cantor lá coloquei este meu questionando tal atitude do responsável pela seleção do comentário que passa e do que não passa...
Eu gostaria de saber se o próprio Caetano autorizou só se colocar no seu blog os comentários que lhes são favoráveis, pois por aqui só se publicam comentários de apoio ao cantor, comentários bajulativos, duras críticas aos jornalistas da Folha e do Estadão...
Você que fica aí atrás selecionando os comentários favoráveis ao Caetano para depois publicá-lo para os internautas lerem tenha certeza de 2 coisas:
1ª) Muitas pessoas que visitam este blog já perceberam que aqui só se publicam os comentários que falam a favor do cantor. Se realmente todos os comentários escritos neste blog forem só favoráveis ao Caetano então o Nelson Rodrigues estava certo ao dizer que toda unanimidade era burra.
2ª) O Caetano e seus fãs estão tentando mostrar por aqui que um jornal do gabarito da Folha e do Estadão saem por aí à contratar numa esquina qualquer um jornalista burro, bobo e leigo em música para colocar em seu quadro de jornalismo.
Seja lá quem for você (que seleciona os comentários) te digo uma coisa: "Você está sendo parcial, está aplicando a censura e não está mantendo um blog democrático".
1 opinião
avalie fechar
Ognei Vieira (13) 02/09/2008 15h14
Ognei Vieira (13) 02/09/2008 15h14
tom cavalcanti fazer sátira de caetano e roberto?vaite cata cara além ded péssimo humorista ,ignorante,e,burro.. 2 opiniões
avalie fechar
Anna Lins (56) 02/09/2008 11h43
Anna Lins (56) 02/09/2008 11h43
ahhhhhhhhhh...pelo amor de Deus Caetano, você é um homem inteligente, pára com isso...aceita a crítica que te interessa e descarta as demais, agora chega, fica calado, deixa morrer esse assunto e tenta melhorar no que acha que falhou... 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (98)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca