Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2004 - 22h14

"O Outro Lado da Rua" ganha o Cine PE e "Contra Todos" leva 5 prêmios

Publicidade

MARCELO BARTOLOMEI
enviado especial a Recife (PE)

O júri do Cine PE - Festival do Audiovisual premiou o longa-metragem "O Outro Lado da Rua", de Marcos Bernstein, como o melhor filme do evento, cuja oitava edição terminou na noite de hoje dando outros dois prêmios à mesma produção (atriz e fotografia). "Contra Todos", de Roberto Moreira", ganhou o maior número de prêmios do festival, num total de cinco.

"O Outro Lado da Rua", com Fernanda Montenegro e Raul Cortez no elenco, já havia sido premiado em Berlim em fevereiro deste ano e em Mar del Plata (Argentina), e agora concorrerá no festival de Tribeca, em Nova York.

Além do prêmio de melhor filme do festival, o longa de Bernstein levou também o troféu de atriz pela atuação de Fernanda Montenegro e outro pela fotografia de Toca Seabra.

O troféu Calunga foi disputado também pelos filmes "Como Fazer um Filme de Amor", "Mensageiras da Luz - Parteiras da Amazônia", "Espelho D'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco", "Garrincha - Estrela Solitária" e "Viva Voz".

Outros prêmios

O prêmio de melhor direção ficou com Roberto Moreira, de "Contra Todos", filme que levou outros três troféus do júri oficial (Direção de Arte, Som e Ator), mais o Prêmio da Crítica.

"Contra Todos" --uma história de violência, sexo e drogas na periferia de São Paulo, centrada na vida de um matador e no desmoronamento de sua família-- foi exibido no 54º Festival Internacional de Berlim e ganhou um prêmio em Hong Kong.

O júri popular --cujo voto foi dado por meio do site do festival-- escolheu como melhor filme, com 24,7% dos votos computados, o longa "Garrincha - Estrela Solitária", de Milton Alencar Jr., sobre a conturbada vida do jogador de futebol. O prêmio é importante para o filme, já que em Recife se concentra a maior platéia de festivais de cinema do país, reunindo mais de 3.000 pessoas por dia.

Os demais prêmios foram pulverizados entre os filmes que competiram na seleção oficial: Montagem ("Viva Voz"), Atriz e Ator coadjuvantes ("Espelho D'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco, para Regina Dourado e Francisco Carvalho, respectivamente), Roteiro ("Como Fazer um Filme de Amor", de José Roberto Torero), Trilha Sonora ("Garrincha - Estrela Solitária).

O documentário "Mensageiras da Luz - Parteiras da Amazônia" ganhou um prêmio especial do júri, formado por Francesc Fenollosa (produtor e co-diretor do Festival Tirant-Guarnicê, da Espanha), Leila Hipólito (cineasta carioca), Rosemberg Cariri (cineasta cearense), Virgínia Cavendish (atriz) e Vladimir Carvalho (cineasta brasiliense).

Após a premiação, o inédito "Garotas do ABC", de Carlos Reichenbach, cineasta homenageado nesta edição do festival de Recife, foi exibido para a platéia no Cine-Teatro Guararapes, em Olinda.

O jornalista Marcelo Bartolomei viaja a convite da organização do 8º Cine PE

Leia mais
  • Conheça os vencedores de longa e curta-metragem do 8º Cine PE
  • Fernanda Montenegro fala sobre a velhice que encara no filme
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página