Publicidade

Ilustrada
31/08/2008 - 13h05

Há 50 anos, "Os Amantes" escandalizava o Festival de Veneza

Publicidade

da Efe, em Veneza

Há 50 anos, o diretor Louis Malle apresentou na 15ª edição do Festival de Cinema de Veneza seu segundo filme, "Os Amantes", e causou escândalo, já que as infidelidades de uma jovem burguesa, interpretada por Jeanne Moreau, mostraram pela primeira vez no cinema a mulher sexualmente livre.

Divulgação
Texto: Cena do filme "Os Amantes", de Louis Malle. Foto: Divulgação
Cena de "Os Amantes", de Louis Malle, que mostrava a infidelidade de uma jovem burguesa

O filme "Os Amantes", baseado em um conto do escritor Dominique Vivant do século 18, apresentava uma jovem casada com um jornalista --interpretado por Alain Cuny-- que viajava à Paris regularmente para se encontrar com uma amiga e um amante - interpretado pelo espanhol José Luis de Villalonga

Malle, com apenas 26 anos, soube criar para seu segundo filme solo um ambiente marcado pelo tédio e pela frustração, no qual surgem a ruptura e a libertação, assim como desaparece o remorso. Enquanto os setores conservadores o acusavam de apologia ao pecado da carne, o festival lhe concedia o Grande Prêmio do Júri.

Presidido pelo cineasta francês Jean Grémillon, o júri valorizou as qualidades artísticas do filme e ajudou na sua distribuição, que teve sérias dificuldades em países como os Estados Unidos, onde a Corte Suprema só decidiu em 1964 que não se tratava de algo obsceno.

A parte final do filme, que retratava o ritual amoroso integrado na natureza, termina com uma cena na qual Moreau representava os espasmos do clímax sexual se agarrando aos lençóis, e na qual a câmera mostrava levemente seu mamilo esquerdo.

O cineasta François Truffaut o descreveu como "a primeira noite de amor do cinema".

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca