Publicidade

Ilustrada
10/09/2008 - 21h45

Saiba mais sobre a obra "Macunaíma", que completa 80 anos

Publicidade

da Folha Online

"Macunaíma: O Herói sem Nenhum Caráter" foi lançado em 1928 pelo escritor modernista Mário de Andrade (1893-1945), que já era autor de"Paulicéia Desvairada" e a novela "Amar, Verbo Intransitivo".

O livro reúne, modifica e mescla uma ampla gama de lendas indígenas e elementos de crença regional, além da afro-brasileira. Há registros da língua oral, a língua oral escrita e a língua culta.

Andrade, que estudou música desde pequeno, chegou a definir o livro como uma obra de rapsódia.

A rapsódia é uma peça musical de forma livre que utiliza geralmente melodias, processos de composição improvisada e efeitos instrumentais de determinadas músicas nacionais ou regionais, segundo definição do dicionário "Houaiss".

A pesquisa para o livro começou em nas férias de 1926. O livro de lendas amazônicas do alemão Theodor Koch-Grümberg trouxe a Andrade a figura do deus Macunaíma. A lenda é comum a tribos brasileiras, venezuelanas e das Guianas.

O modernista então reinventou o personagem e o adicionou a seu contexto mitológico único. O livro foi parte da Coleção Folha: Grandes Escritores Brasileiros, publicada neste ano.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca