Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2004 - 18h32

Gilberto Gil espera público "suave" para show no Rock in Rio-Lisboa

Publicidade

GUILHERME GORGULHO
enviado especial a Lisboa

O público do Rock in Rio-Lisboa, que começa hoje neste fim de semana em Portugal, deve ser mais "suave" do que o das três edições que aconteceram no Rio de Janeiro. A avaliação é do ministro da Cultura, Gilberto Gil, que fará amanhã a abertura oficial do festival acompanhado do cantor português Rui Veloso.

"O povo português é diferente, é mais suave, mais calmo, mais quieto, não só na música, como também em outras manifestações", disse o cantor e compositor baiano em entrevista coletiva hoje em Lisboa.

"Mas isso não significa que não possa haver uma grande reação do público no evento", ressaltou, no entanto.

As portas da Cidade do Rock, no Parque da Bela Vista, se abriram nesta sexta-feira para o show do ex-beatle Paul McCartney, o primeiro do músico britânico em solo português.

A apresentação é uma espécie de pré-abertura do festival, que terá uma cerimônia oficial neste sábado (29), com três minutos de silêncio e a execução da canção "Imagine" cantada por Gil, Veloso e pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a regência da maestrina Joana Pinheiro.

Gil conta que o hino pacifista de John Lennon não fazia parte de seu repertório habitual, mas acabou entrando no rol de canções de seus shows depois que tocou a faixa com Milton Nascimento no último Rock in Rio.

"A idéia foi do Roberto [Medina, idealizador do projeto]. A abertura é sempre tradicional. Milton e Gil já fizeram. Acompanho Gil há muito tempo e sinto-me muito honrado de tocar ao lado dele", elogiou Rui Veloso.

A Orquestra Metropolitana de Lisboa sobe ao palco do festival com 80 membros, e terá ainda a participação do grupo Afro Reggae.

O jornalista Guilherme Gorgulho viaja a convite da organização do Rock in Rio-Lisboa

Leia mais
  • Aos 61 anos, Paul McCartney canta pela primeira vez em Portugal
  • Jornalista revisita história dos Beatles em Portugal em livro e CD
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página