Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/06/2004 - 18h53

Parada gay pode ter a participação de integrantes da Unctad

Publicidade

IVONE PORTES
da Folha Online

A 8ª Parada Gay, que acontece neste domingo (13), pode contar com a participação de integrantes da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) e da Urbis, feira internacional que debate políticas urbanas bem-sucedidas. A informação foi dada hoje pela Associação do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) de São Paulo.

Segundo a associação, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), convidou integrantes da Unctad e da Urbis, dois eventos internacionais com chefes de Estado de todo o mundo, que ocorrem em São Paulo na próxima semana, para participarem da parada. Por questão de segurança, a associação não citou nomes e disse que as presenças serão confirmadas somente no domingo.

A concentração de pessoas para o evento começa às 12h, em frente ao Masp. A prefeita de São Paulo e seus convidados sobem no trio principal às 13h45. Às 14h, a parada começa a se deslocar. Passará pelas avenidas Paulista, Consolação e Ipiranga.

Neste ano, os trios não entrarão na Ipiranga. Conforme os carros forem chegando na altura da praça Roosevelt, eles serão desligados. Na praça da República acontece o show de Maria Alcina e do grupo eletrônico Bojo, após as 19h.

O presidente da Associação do Orgulho GLBT, Reinaldo Pereira Damião, disse hoje que a "participação de jovens e adolescentes nos eventos da associação estão aumentado a cada ano". "Isso mostra que as pessoas estão se assumindo mais cedo", afirmou.

Mesmo com a chuva, Damião manteve a estimativa de que cerca de 1,5 milhão de pessoas deverão participar da 8ª Parada Gay.

O número, se alcançado, levará o público da avenida Paulista e da praça da República a um novo recorde, batido no ano passado com a marca de 1 milhão, segundo os organizadores.

Estrutura

De acordo com a associação, 1.200 policiais da PM, 500 policiais da Guarda Civil Metropolitana e 300 seguranças civis farão o policiamento do evento. Além disso, 500 guardas da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) estarão envolvidos na operação de trânsito e dez ambulâncias estarão a postos para atender qualquer emergência.

Gay Day

Apesar do frio e da chuva, cerca de 8.000 pessoas participaram neste sábado do Gay Day do Hopi Hari, em Vinhedo (interior de São Paulo), de acordo com o parque de diversões.

O público é bem menor que os 18 mil esperados pela associação, mas supera o total de visitantes em dias de chuva no parque.

Segundo a gerente de marketing do Hopi Hari, Cristina Bandiera, em dias de chuva o parque costuma receber, em média, 2.000 pessoas. Nos demais dias o número de visitantes varia de 8 mil a 10 mil.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o assunto
  • Parada Gay aposta em 1,5 milhão nas ruas de SP no domingo
  • Programe-se para ir à Parada Gay de SP e veja as notícias
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página