Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2004 - 19h33

São Paulo tem a maior parada gay do mundo

Publicidade

IVONE PORTES
da Folha Online

São Paulo fez hoje a maior parada gay do mundo, segundo dados da Polícia Militar e da Associação do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros).

De acordo com os organizadores do evento, cerca de 1,8 milhão de pessoas participaram da parada que lotou as duas pistas da Avenida Paulista. Já a PM estima que mais de 1 milhão de pessoas compareceram. No final da tarde, a polícia chegou a divulgar que 1,5 milhão de pessoas participavam do evento. O número oficial da PM, no entanto, deve ser divulgado somente na segunda-feira.

Os números, tanto da polícia como dos organizadores, superam o da parada de Nova York no ano passado, que contou com cerca de 1 milhão de participantes, e de Toronto (900 mil). No ano passado, a Parada Gay de São Paulo reuniu cerca de 1 milhão de pessoas, segundo dados dos organizadores do evento.

Diversidade

A parada foi aberta com o discurso da Prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT). "A parada gay é o evento de São Paulo que mais reúne pessoas sem precisar fazer rifas ou distribuir prêmios, como carros", disse a prefeita.

De acordo com ela, a magnitude do evento mostra "o respeito e o reconhecimento que a população da cidade tem pela diversidade e pela pluralidade".

Durante seu discurso, no qual foi aplaudida, Marta destacou a importância de os homossexuais serem aceitos pela sociedade e, principalmente, pela família. "Aqui estão os avós, os filhos e os pais dos homossexuais." O evento deste ano teve como tema "Família e Orgulho".

Marta Suplicy estava acompanhada do seu marido, Luis Favre, e do presidente nacional do PT, José Genoino. "[Esse evento] é muito mais que uma religião, é uma opção", disse Genoino.

Os integrantes da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), convidados pela prefeita, não compareceram.

Trajeto

A parada saiu da Avenida Paulista, em frente ao Masp, e se deslocou até a Praça da República. O evento contou com participantes vindos de diversos lugares do Brasil.

Apesar do número recorde de pessoas, a polícia informou que não foram registrados incidentes graves até a chegada na República.

Leia mais
  • Parada Gay dispensa prêmios para reunir pessoas, diz prefeita
  • Parada do Orgulho Gay terá menos carros neste ano

    Especial
  • Confira as fotos da Parada do Orgulho Gay de São Paulo
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o assunto
  • Veja o especial da Parada do Orgulho Gay
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página