Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2004 - 23h14

Indicados ao Prêmio TIM expõem radiografia da música brasileira

Publicidade

MARCELO BARTOLOMEI
Editor de entretenimento da Folha Online

A lista dos indicados ao 2º Prêmio TIM de Música, divulgada nesta quarta-feira (16) em São Paulo, é uma radiografia do atual panorama da música brasileira, que apresenta um crescimento das gravadoras e dos selos independentes sobre as multinacionais.

Entre os concorrentes, a multinacional BMG sai na frente, com mais indicações: tem nove trabalhos concorrendo ao prêmio, que é distribuído em 12 categorias.

Mesmo que com uma indicação, os independentes aparecem como maioria entre os concorrentes.

Em escala menor, mas nem tanto, se destacam o selo Quitanda, criado por Maria Bethânia depois que ela abandonou a BMG, e a gravadora Biscoito Fino, que receberam sete indicações cada. Como trabalham em conjunto, ambos podem considerar obtidas 14 indicações, no total.

O panorama é claro: as produções independentes avançam sobre as multinacionais e o reconhecimento, se virá ou não, deverá ser revelado no dia 7 de julho, quando serão entregues os prêmios, em cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Entre os destaques, artistas como Dona Edith do Prato, que gravou "Vozes da Purificação" e concorre na Categoria Projeto Visual e como Artista Revelação, Cauby Peixoto, Noite Ilustrada (1928-2003), Joana, Rosana, João Donato e Wanderléa.

Artistas da nova geração também figuram na lista de indicados ao prêmio, como Los Hermanos, Maria Rita, Marcelo D2, Ed Motta, Moska, Yamandú e Nando Reis.

Homenagem

O Prêmio TIM de Música homenageará neste ano o cantor Lulu Santos, que, aos 51 anos, foi escolhido para nortear a segunda edição do evento por unanimidade do conselho curador.

No dia da cerimônia de entrega dos prêmios, Lulu Santos receberá convidados no palco, que o homenagearão cantando músicas de sua autoria. Entre os amigos, estarão Ana Carolina, que interpretará "Tudo bem"; Lenine ("Certas coisas"); Felipe Dylon ("De Repente, Califórnia"); o rapper Thayde ("Condição"); Marcos Valle ("Aviso aos Navegantes"); Nação Zumbi ("Adivinha o Quê"); e Adriana Calcanhotto ("Como uma Onda"). Ele também promete apresentar um repertório surpresa na festa.

Os prêmios serão distribuídos nas seguintes categorias: MPB, Pop/Rock, Samba, Canção Popular, Regional, Instrumental, Projeto Visual, Revelação, Arranjador, Melhor Canção, Especiais e Voto Popular. No total, são 36 premiados, que receberão, além de um troféu, R$ 220 mil divididos entre eles.

O júri do Prêmio TIM é composto por 22 profissionais, entre eles Dado Villa-Lobos, Jorge Vercilo, Danilo Caymmi, Jair Rodrigues, Max Vianna, Otto, Wando e Zélia Duncan, entre outros.

As produções escolhidas para concorrer ao Prêmio TIM de Música foram lançadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2003.

A partir de sexta-feira, dia 18, o público poderá escolher os melhores cantores e cantoras na Categoria Voto Popular por meio do site: www.tim.com.br/premiotim.

Leia mais
  • Conheça os finalistas do 2º Prêmio TIM de Música
  • Veja o avanço das gravadoras independentes no Prêmio TIM

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o Prêmio TIM de Música
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página