Publicidade

Ilustrada
04/10/2008 - 10h00

Quadrinista gaúcho lança no Brasil o violento "Mesmo Delivery"

Publicidade

PEDRO CIRNE
Colaboração para a Folha de S.Paulo

O quadrinista gaúcho Rafael Grampá, 30, lançou nesta semana "Mesmo Delivery", seu primeiro álbum solo. Este lançamento tem uma peculiaridade: apesar de ser uma estréia, já traz, na bagagem, um Eisner Awards, o Oscar dos quadrinhos norte-americanos.

Divulgação
Cena de "Mesmo Delivery" do quadrinista gaúcho Rafael Grampá, premiado com o Eisner Awards
Cena de "Mesmo Delivery" do gaúcho Rafael Grampá, premiado com o Eisner Awards

Em julho deste ano, a HQ "5", da qual Grampá participou com quatro amigos, entre eles os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, venceu o Eisner Awards na categoria de melhor antologia.

"Isso é uma grande sorte", diz Grampá. "Participei de um projeto bacana, com um pessoal ótimo. Foi sorte ter começado neste momento."

"Mesmo Delivery" narra a viagem de dois homens que conduzem um caminhão de carga. O motorista é um enorme ex-boxeador e o passageiro, um ex-imitador de Elvis Presley. Ambos são sombrios e misteriosos, o que serve de ponto de partida para uma aventura de suspense, violência e experimentações gráficas na maneira de conduzir a narrativa.

"Histórias para contar eu sempre tive", conta Grampá. "Eu queria achar um traço meu, algo que não fosse parecido com o de outros artistas."

"Mesmo Delivery" foi lançado nos EUA há três meses, antes de sair aqui no Brasil. O objetivo era aproveitar a convenção de quadrinhos San Diego Comic-Con, ponto de encontro de artistas e palco de lançamentos, além de ser o evento em que são divulgados os vencedores do Eisner Awards.

Além de voltar com o prêmio na bagagem, Grampá ainda conseguiu outro "presente", este mais inesperado do que vencer a premiação. Na convenção, ele entregou "Mesmo Delivery" para o roteirista norte-americano Brian Azzarello, que escreve as aventuras do popular mago e anti-herói John Constantine para a DC Comics.

Azzarello gostou do que viu e convidou Grampá para um trabalho em conjunto. O gaúcho agora está desenhando uma edição especial de "Hellblazer", revista com as histórias de Constantine _o 250º volume.

Apesar dessa experiência com Azzarello, Grampá planeja "vôos solo" para seus próximos trabalhos. "O que eu quero mesmo é bolar meus personagens, narrar meus roteiros." A julgar pelo resultado e repercussão de seus primeiros trabalhos, muitas HQs ainda virão.

MESMO DELIVERY

Autor: Rafael Grampá
Editora: Desiderata
Quanto: R$ 39,90 (56 págs.)

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca