Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/07/2004 - 03h00

Textos "efêmeros" para internet ganham sobrevida em coletânea

Publicidade

CASSIANO ELEK MACHADO
da Folha de S.Paulo

Nascidos com a vocação da vida breve, os textos feitos para blogs estão encontrando aos poucos um dos formatos de comunicação mais antigos criados pelo homem, o livro.

O primeiro grande exemplo brasileiro disso será "postado" nas livrarias nesta segunda-feira. "Wunderblogs.com", volume com a qual a editora Barracuda se lança no oceano editorial (leia ao lado), reúne textos publicados em 11 blogs hospedados no portal que dá nome ao livro.

Em mais de 300 páginas, o livro aglutina desde divagações de páginas e páginas sobre filosofia medieval até seqüências como: "O CARA PAROU DE MARTELAR! por Daniel Pellizzari (10/ 09/2002 - 16h31). O CARA VOLTOU A MARTELAR! por Daniel Pellizzari (10/ 09/2002 - 16h39) Nos dos últimos posts, toda a condição humana. por Daniel Pellizzari (10/09/2002 - 16h42)".

A série de três breves posts --ao leigo, "post" é o nome que se dá a cada texto "publicado" em um blog, acompanhado da data e do horário em que foi jogado na rede-- exemplifica características freqüentes dos escritos do "Bloguistão": polaroids do cotidiano, insights, insultos ou piadas.

O senso de humor é, na opinião dos usuários do Wunderblogs.com, o vínculo mais forte entre eles. Entrevistados por e-mail pela Folha (respondendo a um mesmo questionário, que pode ser visto na Folha Online), quase todos citaram o mesmo diapasão cômico como seu maior link.

Outra ligação entre eles, com a qual os próprios "wunderboys" fazem piada, é um conservadorismo raro na jovem intelectualidade brasileira (leia mais sobre "conservadorismo" dos autores à dir.). "'Conservador' é algo que eu seria de bom grado, se ainda houvesse algo para ser conservado", afirma Marcelo De Polli, idealizador e "chefe" do portal e titular do blog Aqua Permanens.

Outro tipo de "conservadorismo", o de textos efêmeros, também causa polêmica. Na própria apresentação do livro, o veterano escritor e jornalista Ivan Lessa provoca: "Blog tem que ser espontâneo e passado de boca em boca. Não vale tacar bandeirinha nele ou anunciar em outros veículos de comunicação (...). Este livro é uma contradição em termos".

"Blogueiro" de fora da comunidade Wunderblogs, que usou seu www.carmencarmen.blogger.com.br como espaço de fermentação de seu primeiro romance ("Corpo Presente", editora Planeta 2003), o escritor João Paulo Cuenca também questiona a transformação de posts em livro. "Se já está publicado na internet, pra que editar um livro? Na minha opinião, não faz o menor sentido livro de coletânea de post", diz à Folha.

Joca Reiners Terron, escritor também não-Wunder, que usou seu blog (hellhotel.blogger.com.br) para produzir seu romance "Hotel Hell" (Livros do Mal, 2003), contra-argumenta. "A internet é um meio muito volátil e não significa que blogs que estão no ar hoje ainda estarão amanhã. Por isso o valor da permanência da publicação em livro."

Os autores de "Wunderblogs.com", que têm amostras de alguns de seus posts mais breves ao lado, dizem em uníssono que não escreveram seus textos de blogs pensando em publicá-los em papel. Na seleção do material que entraria no livro, assim, tiveram de eliminar boa parte do material, como os textos relacionados a fatos específicos do dia.

Dos 11 autores, poucos já publicaram livros. Entre os já "bibliografados" estão Alexandre Soares Silva, que publicou no início do ano o romance "Morte e Vida Celestina", e Daniel "Mojo" Pellizzari, que tem dois volumes de narrativas breves lançados (pela sua própria editora, a Livros do Mal, de Porto Alegre).

Dos nove restantes do "time", são poucos os que dizem ter projetos literários em curso. "Afora o blog, só escrevo cartões de Natal e anoto recados telefônicos", brinca Radamanto, com humor tipicamente "wunderbloguês".

WUNDERBLOGS.COM
Autores:
vários
Editora: Barracuda (tel. 0/xx/11/3237-3269)
Quando: segunda, às 19h
Onde: livraria Cultura - shopping Villa-Lobos (av. Nações Unidas, 4.777, São Paulo, tel. 0/xx/11/3024-3599, SP)
Quanto: R$ 37 (300 págs.)

Leia mais
  • Editora quer surpreender leitores
  • Blogueiros dizem não ser "de direita"

    Especial
  • Leia entrevistas sobre o livro Wunderblog.com
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre blogs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página