Brasileiro Murilo Antonio Carvalho ganha Prêmio Leya de Literatura
da Efe, em Lisboa
O escritor brasileiro Murilo Antonio Carvalho venceu hoje a primeira edição do Prêmio Leya com o romance "O Rasto do Jaguar".
O anuncio foi feito pelo presidente do júri, o poeta Manuel Alegre.
O prêmio Leya é de 100 mil euros (cerca de R$ 292 mil) e foi criado pela editora de mesmo nome com o objetivo de "apoiar os autores que escrevem em português e contribuir para sua maior difusão nos países lusófonos e no mundo todo", diz o regulamento.
O prêmio foi outorgado por um júri internacional, do qual participaram o escritor angolano Pepetela, o reitor da Universidade Politécnica de Maputo (Moçambique), Lourenço do Rosário; o escritor e jornalista brasileiro Carlos Heitor Cony, e Rita Chaves, crítica literária e professora da Universidade São Paulo (USP).
O júri examinou 422 candidaturas de autores de diferentes países.
O Grupo Leya reúne atualmente 11 editoras portuguesas, entre elas Asa, Caminho, Dom Quixote e Escritório do Livro.
Leia mais
- Paulo Coelho defende internet e diz que livro dura ao menos mais mil anos
- Academia Sueca suspeita que nome de Le Clézio vazou
- Declarações antiamericanistas desacreditam Nobel
- "Escrever é ouvir o barulho do mundo", diz Le Clézio
Livraria da Folha
- Leitor encontra listas de GRANDES LIVROS, discos e filmes na coleção "Ilha Deserta"
- Livro explica obra de 60 AUTORES da literatura brasileira
Especial

