Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2004 - 20h19

Exposição de Picasso termina com fila de duas horas e bate recorde no Ibirapuera

Publicidade

DANIELA ORTEGA
do Agora São Paulo

A mostra do artista espanhol Pablo Picasso, que começou em 28 de janeiro, terminou com público recorde: mais de 840 mil pessoas visitaram o pavilhão da Oca, no parque Ibirapuera (zona sul).

A exposição "Guerreiros de Xi'An e os Tesouros da Cidade Proibida", em 2003, recebeu 817 mil. A média diária de visitantes na mostra de Picasso foi de 4.000 pessoas durante a semana e 7.000 aos sábados e domingos. A entrada foi gratuita na última semana.

No início da tarde de hoje, famílias inteiras enfrentavam a fila para poder conhecer o trabalho do artista ou para dar adeus às obras. A dona-de-casa Maria José da Costa, 38 anos, por exemplo, foi à Oca acompanhada pelas duas filhas. A mais velha, Cíntia da Costa, 15 anos, ia pela terceira vez à mostra. "Ouço falar muito do trabalho de Picasso e queria conhecer. Além disso, minha filha gostou tanto [da exposição] que me deixou curiosa", disse Maria.

E o tempo de espera não incomodava. Houve quem driblasse a impaciência lendo ou fazendo palavras cruzadas, mas a maioria das pessoas já sabia o que teria de enfrentar. "Vale a pena enfrentar a fila, porque, depois, só poderei ver essas obras se for à Espanha ou a Paris", disse o artista plástico José Santos, 38 anos, prestes a entrar na Oca, após uma hora e meia de espera. Ao sair da exposição, ele confirmou sua expectativa. "É maravilhoso. Se eu pudesse, veria novamente. Depois de esperar na fila, quando você entra, relaxa e sonha."

As 126 peças expostas na Oca devem agora voltar ao Museu Picasso, em Paris. Essa foi a maior retrospectiva do artista espanhol feita na América Latina e reuniu esculturas, gravuras, fotografias, cerâmicas e grafites que formaram um panorama de toda a carreira e da vida de Picasso.

E já está programada a próxima mostra, que começa no dia 14 de setembro. A exposição "Fashion Passion - 100 anos de Moda na Oca" contará com 140 vestidos, além de fotos e de reportagens sobre as principais influências da moda no século 20.

Especial
  • Arquivo:veja o que já foi publicado sobre Pablo Picasso
  • Veja a Especial sobre a exposição de Picasso na Oca
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página