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05/07/2004 - 11h01

Para McDonald's, filme "não tem compromisso com a informação"

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LEANDRO FORTINO
da Folha de S.Paulo

O McDonald's Brasil, segundo a assessoria de imprensa da marca, considera que "Super Size Me", de Morgan Spurlock, "não tem nenhum compromisso com a informação, e sim com o uso sensacionalista de uma marca conhecida em todo o mundo".

"O McDonald's lamenta essa atitude, pois há anos vem divulgando informações nutricionais sobre seus produtos --graças às quais, aliás, o próprio diretor pôde "calibrar" sua cota diária de calorias-- e buscando incentivar um estilo de vida saudável entre os seus clientes, o que pressupõe também a prática regular de alguma atividade física."

A rede diz que os clientes "sabem muito bem que uma alimentação saudável tem de ser variada, balanceada, de qualidade e nunca deve superar o limite de 2.500 calorias por dia".

Em nota destinada a explicar a posição da empresa em relação ao filme, o McDonald's diz que "para cumprir a meta calórica diária estabelecida [de 5.000 calorias], ele [Morgan Spurlock] poderia ter optado pelo consumo de 23,5 quilos de tomate, ou 22 empadinhas de palmito, ou 10,5 quilos de laranja, ou 7,8 quilos de uva, ou 19 omeletes simples, ou 16 fatias de pizza de escarola, ou nove pratos de feijoada tradicional".

"Alguém que consome 5.000 calorias de maneira constante está atentando contra a própria saúde", diz Maria Luiza Ctenas, sócia da C2 Editora e Consultoria em Nutrição, que prestas serviços ao McDonald's Brasil.

A empresa ainda afirma que "as tabelas nutricionais dos produtos, por exemplo, estão à disposição dos consumidores em dois sites (www.mcdonalds.com.br e www.comendoeaprendendo.com.br); no "Guia Nutricional", que acaba de ganhar nova versão, ilustrada por Ziraldo Alves Pinto; e no verso das lâminas de bandeja, com tiragem média da ordem de 10 milhões de unidades por mês".

Esse guia e a tabela nutricional dos produtos da rede passam a ser distribuídos e impressos no verso das lâminas de bandejas de restaurantes da marca a partir deste mês.

Segundo Celso Cruz, diretor de Compras do McDonald's Brasil, "além de oferecer produtos da mais alta qualidade, utilizando os melhores ingredientes, também temos o compromisso de informar nossos clientes sobre suas opções, para que possam ter uma alimentação balanceada. Por isso as lâminas serão uma importante ferramenta de nossa Política de Educação Alimentar".

Quanto às acusações de o McDonald's ser um agente do imperialismo norte-americano, a rede afirma que "é uma marca global com operação local".

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