Ilustrada
31/10/2008 - 10h46

José Saramago usa elefante contra "inimigos"

Publicidade

colaboração para a Folha Online

Em seu novo livro, "A Viagem do Elefante", o escritor português José Saramago se baseia em um fato verídico para atacar a igreja e o capitalismo, informa Sylvia Colombo em reportagem publicada nesta sexta-feira na Folha. Na matéria ele também defende a reforma ortográfica adotada pelos países de língua portuguesa.

A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL.

Para provocar a igreja em seu livro, ele conta a história de um elefante que algumas pessoas acreditam ser a representação de Deus. O padre local resolve, então, exorcizar o elefante. "A igreja, que, para efeitos propagandísticos, cultiva a modéstia e a humildade, nos comportamentos age com um orgulho sem limite", diz ele.

Sobre a reforma ortográfica, Saramago se descreveu como um defensor do acordo firmado entre países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que começará a entrar em vigor no Brasil em janeiro do ano que vem.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca