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14/08/2004 - 08h56

Coletiva mostra arte atual como acadêmica

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FELIPE CHAIMOVICH
crítico da Folha

Morreu a natureza-morta? "Still Life/Natureza-Morta" afirma o contrário. A coletiva, que está em cartaz na galeria de arte do Sesi, cria painel comparativo do exercício atual do gênero na arte contemporânea da Grã-Bretanha e do Brasil.

Tanto instituições londrinas, como a Tate Modern, quanto paulistanas, como o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), têm montado recentemente exposições segundo os critérios acadêmicos tradicionais.

A curadoria divide a mostra em cinco temas da natureza-morta que ainda permaneceriam hoje: recipientes ou "bodegones", objetos de desejo, comida, flores e a morte ou "vanitas".

À direita da entrada, destaca-se o "Sem Título Mas com Amor" (1990), de Ernesto Neto. A interpretação das formas abstratas do artista como "bodegones" identifica na obra uma figura, apesar do nome neutro da peça.

A categorização do abstrato como natureza-morta repete-se com a inclusão do cubo de vidro com fumaça congelada (1998), de Shirley Paes Leme, da instalação "Verde Mais Azul Igual Ciano" (2001), de Anna Barriball, da acumulação de canudos "Marrom e Negro" (2003), de Pazé, e da escultura construtiva "Galo e Touro" (2001), de Gary Webb.

As cenas de interior são outro gênero confundido na mostra com a natureza-morta. A "Carambola" (2002), de Márcia Xavier, recria o jogo de bilhar sem caçapas.

Duas bolas amarelas e outra vermelha ficam sobre veludo verde circular que cobre o fundo de um cilindro metálico. A parede interna do volume é espelhada, gerando anamorfoses das esferas coloridas conforme caminhamos ao redor. Por outro lado, "Natureza-Morta" (1998), de Dolven, figura objeto consagrado do tema da exposição: o vídeo exibe a seqüência invertida de pintor que retira delicadamente tinta branca de uma tulipa vermelha.

A "Brasiliana 9" (1969), de Antônio Henrique Amaral, as "Uvas Selecionadas" (1981), de Patrick Caulfield, e o "Nabo" (2001), de Guto Lacaz, retomam os tradicionais legumes e frutas.

Os recipientes d'água também foram incluídos. Em "Belle (Época Áurea da Refrigeração)" (2000), de Jane Simpson, um conjunto de três mesinhas empilháveis sobrepõe-se a um motor de refrigeração ligado; no topo, um abajur plástico e uma salva de metal acumulam flocos de gelo.

A classificação da arte atual conforme categorias acadêmicas parece conservadora. Mas a clara adequação de muitas das obras a gêneros clássicos recoloca inesperadamente o contemporâneo na trilha das regras.

Avaliação:

Still Life/Natureza-Morta
Onde:
galeria de arte do Sesi (av. Paulista, 1.313, Cerqueira César, região central, tel. 3146-7405; site: www.sesisp.org.br)
Quando: de ter. a sáb., das 10h às 20h; e dom., das 10h às 19h; até 7/11
Quanto: entrada franca
 

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