Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2004 - 09h28

Encenador Peter Brook tem encontro frustrado em São Paulo

Publicidade

VALMIR SANTOS
da Folha de S.Paulo

A passagem de Peter Brook e dos atores do Centro Internacional de Criação Teatral por São Paulo e Belo Horizonte deixará lastros na memória dos artistas e do público brasileiro em geral.

Desde que chegaram ao país, na semana passada, eles cumprem agenda paralela com o mesmo entusiasmo com que realizam os ensaios fechados de "Tierno Bokar", montagem que estreou em junho na Alemanha, e será vista por aqui antes de chegar, em outubro, ao Bouffes du Nord, o teatro do grupo em Paris.

Os ensaios acontecem no teatro da Galeria Olido, o edifício da avenida São João onde funcionava o cinema homônimo e que virou centro cultural, ainda em obras.

Brook faria um ensaio aberto ontem, no local, seguido de bate-papo com o público. No sábado, foi a vez do ator africano Sotigui Kouyaté. O protagonista da peça e seu colega japonês Yoshi Oida darão workshop durante a semana em unidades do CEU (Centro Educacional Unificado). Oida vai ainda à Escola Livre de Teatro de Santo André. Tudo grátis.

Brook volta a falar com o público, hoje, no Sesc Vila Mariana, como o fez no Teatro Francisco Nunes (MG), nas atividades preliminares do 7º FIT-BH (Festival Internacional de Teatro - Palco & Rua de Belo Horizonte), de 18/8 a 30/8. "Tierno Bokar" será apresentado em ambos os teatros (os ingressos estão esgotados).

Não é de estranhar essa disposição para encontros em meio à turnê de oito apresentações (quatro em cada cidade). É da natureza de Brook a disponibilidade para a troca. Para ele, teatro é sinônimo de encontro do público com o artista. A chave, diz, está na qualidade com que os dois lados escutam a si e ao outro.

Na sexta, Brook, a dramaturgista francesa Marie-Hélène Estienne e alguns atores visitaram o CEU Rosa da China em Vila Prudente. Lá esperavam encontrar artistas não-profissionais participando do Teatro Vocacional, projeto da Secretaria Municipal de Cultura, mas não havia atividades. Ficou combinado novo encontro para a próxima terça. "Queremos ver as pessoas, não o espaço", disse Estienne.

A prefeitura gastou cerca de R$ 100 mil na realização dos eventos gratuitos. Ela é parceira na temporada paulista com o Sesc (Serviço Social do Comércio). A turnê só foi possível também com a participação do FIT-BH.

Sobre "Tierno Bokar", Brook, 79, afirma que a peça trata de um tema explosivo nos dias de hoje: a religião. "Tivemos a sorte de conviver durante 20 anos com um grande homem africano, Amadou Hampâité Bâ [1901-91]. Ele nasceu no Mali e dedicou parte da vida à preservação da tradição oral africana", diz.

A perseverança pela busca de uma pureza levou Hampâité Bâ, paradoxalmente, a enxergar os conflitos dentro da própria religião. "Para ele, a coisa mais importante era conhecer profundamente as demais religiões. Foi por isso que chegou a uma compreensão e tolerância raras. Tudo isso ele herdou de um mestre que morava num pequeno vilarejo, Tierno Bokar [1875-1940]", diz Brook.

"Quando lemos o livro de Hampâité Bâ sobre Bokar, vemos que algo extremamente dramático se passava dentro de um clima de paz e de calma. Surgia essa situação incrível dos números 11 e 12, que são o tema central da peça. O que no começo era uma simples e honesta discussão (se uma oração deveria ser repetida 11 ou 12 vezes), tornou-se pouco a pouco a raiz das guerras."

ENCONTRO COM PETER BROOK - Hoje, às 15h. Onde: Sesc Vila Mariana (tel.0/x/ 11/5080-3000). Senhas esgotadas.

WORKSHOP COM SOTIGUI KOUYATÉ - Quarta, às 10h. Onde: CEU Inácio Monteiro (Cidade Tiradentes. tel. 0/xx/11/6518-9044).

WORKSHOP COM YOSHI OIDA - Quinta, às 10h. Onde: CEU Três Lagos, Capela do Socorro (tel. 0/xx/11/5976-5661). Sábado, às 15h. Onde: Escola Livre de Teatro de Santo André (tel. 0/xx/11/ 4996-2164).

TIERNO BOKAR - Direção: Peter Brook. De amanhã a sexta, às 21h. Onde: Sesc Vila Mariana. Ingressos esgotados. De 27/8 a 30/8. Onde: teatro Francisco Nunes, dentro do FIT-BH. Ingressos esgotados.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Peter Brook
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página