ILUSTRADA 50 ANOS: 1986 - Presidente Sarney escreve sobre Borges
da Folha Online
Em artigo publicado na Ilustrada de 2 de julho de 1986, José Sarney --então presidente da República-- escreveu que Jorge Luis Borges representava "o que de mais universal tem a América Latina".
Intitulado "O fim do labirinto", o texto fala sobre a morte do escritor de "Ficções", ocorrida em 14 de junho daquele ano, na Suíça.
| Reprodução |
|
| Veja reprodução da página do jornal que traz a notícia |
Borges estava com 86 anos. Para Sarney, "o último feito de Borges foi derrotar a morte. Morto Borges, dessa morte cotidiana que nos espia de trás da cortina".
Cego havia muitos anos, o argentino é objeto de admiração e perplexidade por parte do presidente escritor diante desse "estranho mistério da criatividade humana que está por trás de todo grande escritor".
O texto termina elogiando os caminhos abertos por Borges na América Latina no que se refere às vanguardas literárias, ao oferecer "novas modalidades e verosimilhança, de lida com o real, de interpretação das inquietações humanas".
O escritor argentino, nascido em Buenos Aires em 1899, morreu na cidade de Genebra, na Suíça.
Além de "Ficções", Borges assina obras como "O Aleph", "O Livro de Areia", entre outras.
| AP | ||
![]() |
||
| Escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986), autor de livros como "O Aleph" |
Leia mais
Especial
Livraria




