Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2004 - 04h12

Cientistas elegem "Blade Runner" melhor filme de ficção da história

Publicidade

da Folha Online
da France Presse, em Londres

O clássico "Blade Runner - O Caçador de Andróides", do diretor britânico Ridley Scott, foi eleito o melhor filme de ficção científica de todos os tempos por 60 dos mais importantes cientistas do mundo, consultados pelo jornal britânico "The Guardian".

Em sua edição de quinta-feira, o "The Guardian" publica os resultados da pesquisa feita com renomados cientistas, entre eles o biólogo britânico Richard Dawkins e o psicólogo canadense Steven Pinker.

Em "Blade Runner", filme produzido em 1982, um policial aposentado, interpretado por Harrison Ford, persegue andróides assassinos, chamados de "replicantes", em uma Los Angeles do futuro.

"Blade Runner é o melhor filme já feito", opinou Stephen Minger, biologista especialista em células-tronco do King's College London. "Estava à frente de seu tempo, e a premissa da história --o que é ser humano e quem somos nós, de onde viemos-- é uma das questões mais antigas da humanidade", afirmou.

Chris Frith, do Instituto de Neurociência Cognitiva na University College, em Londres, declarou ter ficado impressionado pelo modo como o longa-metragem usou a ciência como parte integral de sua narrativa. O teste de Voight-Kampff, por exemplo, é usado pela polícia no filme para diferenciar andróides de humanos. "O teste de Voight-Kampff não está muito distante das coisas que os profissionais de neurociência cognitiva estão fazendo atualmente", disse Frith.

O filme "2001: Uma Odisséia no Espaço", de Stanley Kubrick, ficou em segundo lugar, seguido de "Guerra nas Estrelas" e "O Império Contra-ataca", os dois primeiros episódios produzidos da trilogia de "Star Wars", dirigida por George Lucas.

"Alien - O Oitavo Passageiro", "O Exterminador do Futuro" e "Matrix" também estão entre os dez melhores filmes escolhidos pelos pesquisadores.

Além disso, os cientistas elegeram o americano de origem russa Isaac Asimov como seu autor preferido em ficção por sua trilogia "O Homem Bicentenário", "A Fundação e a Terra" e "Eu, Robô". Este último acaba de ser adaptado para o cinema.

"Diferentemente de muitos escritores de ficção científica, Asimov soube como explicar a ciência e foi um grande divulgador da verdadeira ciência", declarou ao jornal Mark Brake, professor de ciências da Universidade Glamorgan.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "Blade Runner"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página