Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2004 - 09h39

"Diálogos Impertinentes" discute a "exclusão"

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A série "Diálogos Impertinentes" apresenta hoje, às 21h, o debate "A Exclusão", no auditório do Sesc Pompéia (r. Barão de Bananal, s/nº, esquina com a r. Clélia, 93, SP), com a participação de José Márcio Camargo, professor de economia da PUC-RJ, e do jornalista José Arbex Jr., da revista "Caros Amigos". A mediação é de Mario Sergio Cortella, do departamento de teologia da PUC-SP, e do jornalista Oscar Pilagallo, colaborador da Folha e ex-editor dos cadernos Dinheiro e Sinapse.

O programa é transmitido pela STV - Rede Sesc/Senac de Televisão, pelos canais 3 da Net São Paulo e da Sky, pelo canal 211 da DirecTV e pelo canal 62 da Cambras. Não é necessária a retirada prévia de convites para assistir ao debate, basta comparecer ao local.

O tema do último debate foi "alienação", com a participação do escritor, advogado e psicanalista Jacob Pinheiro Goldberg, e de Marcos Nobre, professor de filosofia da Unicamp.

Seguindo uma leitura psicanalítica, Jacob salientou que a alienação é positiva e essencial à condição humana. "Nós nascemos alienados porque somos expelidos, nós nunca estamos em nós", disse. "Alienar-se é se libertar. O indivíduo que se encontrou morreu", afirmou o escritor.

Para Nobre, a condição de alienação não é a de um indivíduo em especial, mas de toda uma sociedade e marcada por um momento histórico, o nascimento do capitalismo. Sob tal perspectiva, o professor apontou o lado positivo e o negativo da alienação."O capitalismo coloca a possibilidade de uma sociedade de homens e mulheres livres e iguais, ao mesmo tempo em que rouba esta possibilidade", disse. "Nós não podemos agir moralmente quando todo mundo não for moral. A realização depende do coletivo", concluiu Nobre.

A série "Diálogos Impertinentes" é promovida pela Folha, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pelo Sesc (Serviço Social do Comércio).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/11/ 3224-3698, a partir das 14h.

Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre Diálogos Impertinentes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página