Publicidade

Ilustrada
22/11/2008 - 15h03

Sindicato de atores de Hollywood ameaça entrar em greve

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles

O Screen Actors Guild (SAG), o maior sindicato de atores de Hollywood, anunciou neste sábado (22) que pedirá a seus membros que autorizem uma greve, depois do fracasso das negociações com um mediador federal sobre um novo contrato coletivo de trabalho com os estúdios.

As primeiras conversas depois de quatro meses entre o SAG e a aliança de estúdios de Hollywood (AMPTP) não tiveram resultado hoje. Por isso, o sindicado pede uma autorização de greve a seus membros, de acordo com uma nota divulgada pela organização.

Essa decisão foi tomada após duas sessões com o mediador federal Juan Carlos González, mas o sindicato, que representa mais de 120 mil atores, disse que a gerência da AMPTP 'continua insistindo em termos que não podemos aceitar de maneira responsável'.

Dezenas de produções de Hollywood estão paralisadas, já que em 30 de junho venceu um contrato prévio entre o SAG e a AMPTP, sem que um novo acordo tenha sido fechado para substituí-lo. Em julho, as negociações foram totalmente paralisadas e retomadas em novembro.

Desde o início do ano, a falta de entendimento entre o SAG e a AMPTP provocou o medo de uma nova paralisação, depois da greve de roteiristas realizada entre novembro de 2007 e fevereiro de 2008, que levou a indústria ao caos, com perdas de ao menos US$ 2 bilhões.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca