Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2004 - 09h12

Morre de câncer, aos 55 anos, o guitarrista Johnny Ramone

Publicidade

da Folha Online

Johnny Ramone, guitarrista e co-fundador da seminal banda punk Ramones, morreu ontem aos 55 anos em Los Angeles (EUA).

Kathy Willens/AP
Johnny Ramone


O guitarrista, que influenciou várias gerações de músicos desde os anos 70 com seu estilo cru e direto, vinha lutando contra um câncer de próstata há cinco anos e morreu enquanto dormia em casa cercado de amigos e parentes, segundo o diretor artístico dos Ramones, Arturo Vega.

Johnny Ramone, cujo nome real era John Cummings, foi hospitalizado em junho no Centro Médico Cedars-Sinai.

O guitarrista era um dos membros originais dos Ramones, grupo que revolucionou o rock'n'roll na década de 1970 com músicas como "I Wanna Be Sedated", "Blitzkrieg Bop", "Sheena Is A Punk Rocker" e "Rockaway Beach", entre outras. A banda entrou para o Rock and Roll Hall of Fame em 2002.

Johnny Ramone fundou o grupo em 1974, em Nova York, com o vocalista Joey Ramone, o baixista Dee Dee Ramone e o baterista Tommy Ramone --único membro original ainda vivo.

Joey (cujo nome real era Jeffrey Hyman) morreu de câncer linfático em 2001 e Dee Dee (Douglas Colvin) foi vítima de uma overdose no ano seguinte.

Desde seu álbum de estréia em 1976, a banda não obteve sucesso comercial, mas produziu vários clássicos que deixaram sua marca na história do rock. Apesar de nunca terem atingido as melhores posições nas paradas de sucesso, os Ramones foram essenciais no surgimento de grupos como Nirvana e Green Day.

Os Ramones encerram oficialmente sua atividades em 1996, depois de lançar mais de 20 discos de estúdio e ao vivo.

Um show tributo em benefício de uma fundação de pesquisa sobre o câncer celebrou no domingo (12), em Los Angeles, o aniversário de 30 anos da banda. A apresentação contou com performances da banda punk X, de membros do Red Hot Chili Peppers e do vocalista Henry Rollins, entre outros.

O líder do Pearl Jam, Eddie Vedder, o guitarrista do Red Hot Chili Peppers, John Frusciante, e Rob Zombie estavam entre os amigos que ficaram ao lado de Johnny Ramone no dia de sua morte.

O guitarrista será cremado hoje em uma cerimônia privada, mas ainda está sendo organizada uma cerimônia pública em homenagem ao músico.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Johnny Ramone
  • Leia o que já foi publicado sobre a banda The Ramones

    Sites relacionados
  • Ouça músicas dos Ramones (só para assinantes do UOL)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página