Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2004 - 16h01

Mafalda, persongem do cartunista Quino, faz 40 anos

Publicidade

da Folha Online

A inteligente e contestadora Mafalda, personagem mais famosa do cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, o Quino, completa hoje 40 anos.

Criada em 1962 para a campanha publicitária de uma fábrica de eletrodomésticos que não vingou, a tirinha com Mafalda foi publicada pela primeira vez em 1964 no semanário "Primera Plana", de Buenos Aires. Depois de passar pelo "El Mundo" e pelo "Siete Dias", Mafalda parou de ser desenhada em 1973.

Embora tenha sido pensada para adultos --e publicada por muito tempo em páginas editoriais--, a tirinha da personagem encanta até hoje o público infantil.

Em entrevista concedida no ano passado, Quino disse ter ficado surpreso com o bom desempenho de Mafalda entre as crianças. "Os pais devem induzir seus filhos a lê-la", disse. "Graças à TV, as crianças estão tão informadas quanto os adultos."

Para o cartunista argentino, as perguntas "desconcertantes" de Mafalda sobre os direitos humanos, a supremacia dos países desenvolvidos e as injustiças do mundo continuam sem resposta.

Em reportagem publicada pelo "Clarín", Quino afirmou que se a personagem ainda é lida como antes, não há motivo para que ela continue a ser desenhada.

As histórias de Mafalda e seus amigos (Felipe, Susanita, Manolito, Libertad e Miguelito) já foram traduzidas para mais de 30 idiomas, entre eles o japonês, o chinês e o grego.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o cartunista Quino
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página