Leitor procura uma orientação de consumo, diz editor da Ilustrada
PAULA CARVALHO
da Folha Online
O editor da Ilustrada, Marcos Augusto Gonçalves, afirmou que houve uma completa despolitização do leitor do caderno. "Há uma grande demanda por uma orientação de consumo. A demanda por entretenimento é muito grande", explicou.
As declarações ocorreram durante o debate "Cultura e Jornalismo", que aconteceu nesta quarta-feira (10) no auditório do Masp, em São Paulo. O debate, que faz parte das celebrações pelos 50 anos da Ilustrada, foi mediado pelo próprio Gonçalves.
O debate contou com a presença de Matinas Suzuki Jr., que foi editor da Ilustrada na década de 80, Ruy Castro, escritor e colunista da Folha, e Marcelo Coelho, colunista da Ilustrada e membro do Conselho Editorial da Folha.
"O leitor quer saber qual filme ele deve ver, se aquele disco é bom ou não", acrescentou. "A função de guia cultural se impôs muito".
Durante o debate, Matina Suzuki Jr. afirmou que a geração da década de 80 na Ilustrada "matou a boa crítica", enquanto Marcelo Coelho defendeu um maior espaço para a crítica no caderno cultural.
Ruy Castro pregou o maior uso de humor no jornalismo, declarando que a Ilustrada da sua época fazia "piada" com os seus "heróis".
Suzuki também considerou que esse caráter libertário do caderno aconteceu devido à "ignorância" das pessoas que fazia parte da equipe.

