Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2004 - 09h30

Cotidiano dos judeus do Brasil é tema de exposição em Tel Aviv

Publicidade

BIANCA KESTENBAUM BANAI
Especial para a Folha Online, em Tel Aviv

A vida dos judeus na América do Sul, inclusive das comunidades judaicas de São Paulo e Rio, é o tema da exposição do fotógrafo israelense Zion Ozeri, 53, inaugurada esta semana no Museu da Diáspora, em Tel Aviv.

A mostra é resultado de quatro viagens ao Brasil, Argentina, Chile e Uruguai nos anos de 2002 e 2003. "Procuro fotografar os judeus, as sinagogas, e a vida comunitária em diferentes lugares do mundo", disse Ozeri à Folha Online.

O fotógrafo, nascido em Israel e há 30 anos residindo em Nova York, já registrou com sua câmera as comunidades judaicas da Índia, Rússia, África, Estados Unidos e países da Europa.

"Pude perceber como a cidade de São Paulo é séria e a comunidade bem organizada. No Rio, a comunidade é menos rica e por ser uma cidade litorânea, as pessoas são mais informais", afirmou.

A exposição tem 56 fotos em preto e branco sendo que dez registram momentos dos judeus brasileiros. Entre eles, o Lar dos Velhos Golda Meir, em São Paulo; Telma Sobolh, líder de um grupo de voluntárias do hospital Israelita Albert Einstein que presta ajuda médica na favela de Paraisópolis; o joalheiro Hans Stern, que chegou ao Rio em 1930 vindo da Alemanha; o ator e cantor Gilbert como voluntário da comunidade judaica na preparação do enredo da Mangueira que escolheu "Os Dez Mandamentos" como tema do carnaval de 2003; o rabino Nilton Bonder com uma prancha de surf na praia de Ipanema e um grupo de judeus cariocas que estuda Torah (Bíblia) durante passeio de barco pelo litoral.

Para Ozeri, é importante registrar a vida judaica e com isso aprender mais sobre seu dia-a-dia. "Enquanto estive no Brasil recebi pedidos para expor estas fotos, mas preciso de patrocinadores", revelou.

O material ficou exposto no ano passado no Spertus Museum -- Instituto Spertus de Estudos Judaicos, em Chicago, nos Estados Unidos, e estará a disposição do público até abril do ano que vem no Beth Hatefutsoth, o Museu da Diáspora Judaica, na universidade de Tel Aviv ou pelo site do museu www.bh.org.il. Para ver outras fotos do fotógrafo Zion Ozeri entre no site www.zionozeri.com.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o cotidiano dos judeus
  • Veja fotos da exposição em Tel Aviv
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página