Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2004 - 10h54

Ivete Sangalo bate recorde com venda de 250 mil DVDs

Publicidade

DANIELA ORTEGA
do Agora

Ivete Sangalo é pura energia. Ela canta, dança e faz a festa com o público. Resultado: o clima contagia e dá lucro. O show da cantora no estádio Fonte Nova, em Salvador, no ano passado, com 80 mil espectadores, rendeu a ela o recorde em vendas de DVD. Mais de 250 mil já levaram para casa o espetáculo, registrado no DVD "MTV ao Vivo", lançado há cinco meses. Para ter uma idéia do que o número representa, ganha-se um disco de ouro com 25 mil DVDs vendidos, enquanto o número de um CD é de 50 mil.

Para a cantora, o número de vendas foi uma surpresa. "Eu recebi a notícia no palco, em Portugal", conta Ivete, trazendo novidades. "Acabei de saber [domingo] que já chegou a 280 mil. Quando faço um trabalho, não fico esperando que aconteça uma coisa dessas." A cantora afirma que não pensa muito no resultado que um disco pode dar. "Eu só quero que meu trabalho sempre me dê satisfação. Minhas músicas me dão muita força." Para ela, o mais importante nas vendas do DVD é que isso significa que milhares de pessoas estão vendo a sua performance e gostam.

A gravadora Universal espera que, até o Natal, a marca de 300 mil cópias vendidas seja atingida. "Ivete já é recorde na América do Sul", diz Max Pierre, vice-presidente artístico da empresa, que acompanhou a cantora a Portugal no mês passado, quando ela recebeu DVD de diamante duplo. A ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos), que deu o disco à cantora, assegura, entretanto, o seu sucesso no Brasil. "Não temos como afirmar se ela bateu recorde em outros países."

Pierre conta que o público que assistiu à apresentação da cantora no Pavilhão Atlântico, em Portugal, também foi recorde. "O diretor do local ficou impressionado e já pediu que ela volte." O sucesso se reflete nas prateleiras das lojas. Em terras lusitanas, já foram vendidas 5.000 cópias de seu DVD, lançado há duas semanas. "Lá o recorde é 18 mil", diz o executivo. Ivete também comemora: "O show de Portugal foi maravilhoso, e já recebi disco de ouro lá [equivalente a 50 mil cópias]". Segundo Pierre, tanto sucesso acrescenta valor à carreira da artista no exterior. "Representantes da gravadora em outros lugares do mundo querem conhecê-la."

Tendência

Max Pierre conta que o sucesso da cantora em DVD reflete uma tendência e que, em alguns anos, será difícil ter um produto apenas sonoro. Para exemplificar, cita a própria baiana. "Até agora, 380 mil cópias do último CD dela foram vendidas. A venda de DVDs já está quase equivalente à de discos."

Para ele, esse sucesso era esperado. "Na Banda Eva, Ivete foi um dos recordes, com 2,5 milhões de CDs vendidos. Já imaginava que o DVD teria uma força grande." Pierre diz que o desafio é fazer bons DVDs com músicas inéditas. E tem planos para 2005: "Faremos mais um da Ivete e outro do Zeca Pagodinho".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a cantora Ivete Sangalo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página