Ilustrada
18/12/2008 - 16h16

SBT perde um terço de telespectadores na década, informa "Ooops!"

Publicidade

colaboração para a Folha Online

Ainda na disputa pela vice-liderança da TV brasileira, o SBT perdeu um de cada três de seus telespectadores no horário de 7h à meia noite desde 2001. É o que mostram números obtidos com exclusividade pela coluna "Ooops!", do UOL.

Os dados do Ibope indicam que, no horário nobre --faixa em que as emissoras mais faturam com publicidade-- a audiência do SBT caiu quase que pela metade desde 2001, de 13,3 pontos de média para 7,4 (queda de 44%).

Apesar de continuar mantendo a liderança na TV brasileira, a Globo também perdeu audiência nesta década. Desde 2001 o ibope da Globo caiu de 32,3 pontos para 29,3 pontos em 2008 --uma queda de cerca de 9%. Já entre 7h e meia-noite, a queda foi de 5%.

A coluna diz que a grande vitoriosa na disputa pela atenção dos telespectadores nesta década é a Record. Com investimentos que ultrapassam R$ 300 milhões de reais por ano --conforme dizem seus funcionários-- o ibope do canal do bispo Edir Macedo subiu 123% desde 2001, passando de 4,7 pontos para 10,5 pontos de média neste ano.

Arte
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca