Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2004 - 11h54

TVs dos EUA cancelam "O Resgate do Soldado Ryan" temendo sanções

Publicidade

da Folha Online

Várias afiliadas da emissora de TV americana ABC anunciaram que não vão participar hoje da transmissão em rede do filme "O Resgate do Soldado Ryan" no Dia dos Veteranos alegando que as supostas violência e linguagem ofensiva da produção poderia levar a sanções da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (Federal Communications Commission).

A decisão marca mais um capítulo do conflito sobre o posicionamento agressivo que a FCC adotou depois do caso em que a cantora Janet Jackson mostrou o seio durante a transmissão do Super Bowl.

O filme de Steven Spielberg foi televisionado em 2001 e 2002 pela ABC causando pouca controvérsia, mas os proprietários das emissoras estão receosos de que a transmissão hoje possa causar punições do governo federal.

"O Resgate do Soldado Ryan" narra a violenta ação no Dia D, na Segunda Guerra Mundial, e tem diálogos considerados "ofensivos" ou "obscenos".

Uma porta-voz da FCC informou ontem que a agência não monitora canais de TV, mas que responde a eventuais queixas sobre as emissoras. A comissão recebeu uma reclamação depois da transmissão de "O Resgate do Soldado Ryan" em 2001, mas recusou a queixa, disse a porta-voz.

Com Associated Press

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "O Resgate do Soldado Ryan"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página