Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2004 - 13h40

Filme sobre papa João Paulo 2º será lançado em 2005

Publicidade

da France Presse, na Cidade do Vaticano

Um filme para televisão sobre a vida do papa João Paulo 2º, de 100 minutos de duração, estréia no começo do próximo ano na Itália, informaram hoje fontes da produção italiana.

O longa-metragem "Karol Wojtyla: A história de um homem que se tornou papa" será dividido em dois capítulos. Seus produtores foram recebidos recentemente pelo pontífice em uma sala do Vaticano.

"Vocês estão loucos se querem fazer um filme sobre mim", disse o papa aos cineastas, segundo a revista italiana TV "Sorrisos e Canções", em sua última edição.

O filme começa em 1930, em Wadowice (Polônia), quando Karol Wojtyla tinha dez anos e termina com a eleição do primeiro pontífice polonês da história, no dia 16 de outubro de 1978, aos 58 anos.

Para interpretar o jovem Karol foi escolhido o famoso ator polonês Piotr Adamczuk, que confessou que ao ser cumprimentado pelo papa se emocionou tanto que "pela primeira vez esqueceu o texto".

Admczuk --que quando era criança viu o pontífice em sua primeira viagem à Polônia em 1979-- admitiu que sente uma grande responsabilidade por interpretar uma personalidade ainda viva e que foi ator durante a juventude.

"No final, ele será o principal juiz", garantiu o ator, que destacou que se trata de um filme de ficção e não de um documentário.

O filme, rodado quase todo na Polônia, é dirigido por Giacomo Battiato, tem a participação dos atores italianos Raul Bova, Violante Placido e Ennio Fantastichini e custará mais de dez milhões de euros.

A trilha sonora foi encomendada ao maestro italiano Ennio Morricone. Cerca de 70% da produção foi feita pela Mediaset, grupo de televisão de propriedade da família do chefe do governo italiano Silvio Berlusconi.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2°
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página