Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2005 - 23h36

Cordel e Lenine apresentam trabalhos inéditos no 10º Rec-Beat

Publicidade

VINÍCIUS GORGULHO
da Folha Online

Subvertendo a folia pelo 10º ano, o Festival Rec-Beat começa nesse carnaval, em Recife (PE), com artistas como Lenine e grupos como o Cordel do Fogo Encantado e Mombojó subindo ao palco com "aperitivos" dos shows inéditos com os quais devem excursionar em 2005. O Rec-Beat será realizado entre 5 e 8 de fevereiro próximo, na rua do Cais da Alfândega, às margens de um dos cartões postais da cidade, o rio Capibaribe, reduto da boemia jovem de Recife.

O Cordel do Fogo Encantado incluirá em seu repertório pelo menos seis músicas inéditas, entre elas "Transfiguração" e "Na Estrada", ambas com nomes provisórios, e outras que de tão novas, sequer foram batizadas.

As composições, algumas ainda em formato embrionário, farão parte do primeiro DVD do grupo pernambucano que deve ser lançado até março, acompanhado de um CD ao vivo. Essas músicas já vem sendo tocadas pela banda na atual turnê, chamada "A Trajetória da Terra".

"Algumas músicas ainda nem têm nome. Mas vai ser uma boa amostra do que vem pela frente. A coisa de sair do interior de Pernambuco e então rodar o mundo fez a banda amadurecer. O som ainda tem o caráter regional, mas agora está muito mais universal", disse Antonio Gutierrez, o Gutie, produtor da banda e do Rec-Beat. "É uma característica do Cordel exercitar novas composições antes de gravá-las.

Lenine

No Rec-Beat, o cantor Lenine também promete dar uma "canja" de seu novo show, "Lenine InCité", cujo lançamento está programado para março próximo. O espetáculo apresenta o mais recente CD e DVD do artista, que são seus primeiros trabalhos gravados ao vivo, na sala de Concertos da Cité de La Musique, em Paris (França), informa sua produção.

O cantor e compositor pernambucano, radicado no Rio de Janeiro, promete apresentar na folia pernambucana novas canções como "Do It" e "Ninguém Faz Idéia", dele com Ivan Santos, e "Sentimental", com Lula Queiroga e Arnaldo Antunes.

Mombojó

Mais herdeiros do mangue bit levam novidades para o palco do Rec-Beat. Segundo Gutie, o grupo Mombojó, novo nome da cena pop-rock brasileira, também apresentará novas composições, além de material de seu primeiro álbum "Nadadenovo", que o grupo disponibilizou na íntegra e de graça em seu site, acompanhado de arquivos completos de uma das faixas sob a licença Re:combo/Creative Commons.

Mas o inusitado deve ficar com o Del Rey, grupo formado por membros do Mombojó e China, ex-vocalista da banda de Olinda Sheik Tosado. "Eles vão tocar só Roberto Carlos do começo da carreira. Coisas dos anos 60, "Curvas da Estrada de Santos". Vai ser muito divertido", conta Gutie.

Atrações

Além dos emblemáticos grupos e artistas pernambucanos, Gutie produtor também aponta como destaques desse ano o F.U.R.T.O, novo projeto do ex-Rappa Marcelo Yuka; o ex-Planet Hemp e veterano do ragga de Niterói (RJ) Black Alien e a banda gaúcha Os Replicantes, com o Wander Wildner nos vocais.

Também se apresentam no festival o Ludov, Otto, Bonsucesso Samba Clube, La Pupuña, Faces do Subúrbio, Rádio de Outono, Lula Queiroga, Júnio Barreto, Negroove, Samba de Véio, Afoxé Oxum Pandá, Magê Molê, Samba de Côco Raízes Arcoverde e Coco de Umbigadinha.

Além de música o Rec-Beat vem também com a dança do Grupo Experimental com "Postais do Recife" e "Estrada, Strabe, Street", espetáculo circense, com o grupo Circo Zé Brasil.

Década

Apesar do orçamento não possibilitar a vinda de costumeiras atrações internacionais, o festival faz 10 anos preparado para receber um público maior. O lugar é o mesmo do ano passado, quando, segundo os organizadores, havia espaço para 20 mil pessoas. Em 2005, o palco foi afastado para que a pista receba 30 mil "foliões". Se não bastasse o elenco e local, a entrada no Rec-Beat é franca.

Saiba mais: www.recbeat.com.br

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival Rec-Beat
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página