Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2005 - 12h24

Sindicato dos atores premia "Sideways", Hilary Swank e Jamie Foxx

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles

A atriz Hilary Swank, o ator Jamie Foxx e o filme "Sideways - entre umas e outras" foram os grandes vencedores dos prêmios do Sindicato dos Atores de Cinema americano, que é considerado uma prévia do que pode acontecer no Oscar, daqui a algumas semanas.

"Sydeways" levou os prêmios de melhor elenco, melhor ator e melhores atores coadjuvantes Thomas Haden Church, Sandra Oh e Virginia Madsen. O longa, dirigido por Alexander Payne, já arrebatou o prêmio de Melhor Filme de Comédia e Roteiro no Globo de Ouro.

O filme conta a história de amigos de meia idade que entram em crise e decidem fazer uma viagem pelos vinhedos da Califórnia. É um dos cinco fortes concorrentes ao Oscar de melhor filme, junto com Aviador e Menina de Ouro.

O prêmio que recebeu da SAG é considerado o equivalente à premiação de melhor filme do Oscar, concedido pela Academia de Artes e Ciências cinematográfica, que será entregue no Teatro Kodak de Los Angeles no próximo dia 27.

O vencedor dos prêmios SAG coincidiu com a escolha dos membros da Academia em quatro dos nove anos de história desta categoria de premiação.

A atriz Hilary Swank levou o prêmio de Melhor Atriz por "Menina de Ouro", dirigido por Clint Eastwood, no qual interpreta uma mulher decidida a se tornar uma boxeadora profissional.

Swank vê esta premiação como mais um ponto na disputa do Oscar, depois de ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz de filme dramático. Entretanto, assim como em 2000, quando ganhou um Oscar por "Meninos não Choram", tem uma forte concorrente: Annette Bening, que compete por seu papel em "Being Julia" (Conhecendo Julia).

O ator Jamie Foxx levou o prêmio de melhor ator por sua interpretação do lendário Ray Charles, no filme Ray. Os especialistas consideram Foxx como favorito ao Oscar também, depois de um emocionante discurso ao receber o Globo de Ouro como Melhor Ator de Filme Dramático.

"Aviador", que recebeu 11 indicações ao Oscar, entre elas as de melhor filme, diretor (Martin Scorsese) e ator (Leonardo di Caprio), ficou apenas com o prêmio do SAG de melhor atriz coadjuvante, que foi para Cate Blanchett - que também concorre ao Oscar por sua interpretação da diva Katharine Hepburn.

O veterano ator Morgan Freeman - que também disputa a estatueta dourada, levou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por "Menina de Ouro".

Os atores Geoffrey Rush e Glenn Close que costuma se destacar por seus trabalhos no cinema, foram premiados nesta ocasião por trabalhos na televisão. O primeiro pela notável pelo mítico Peter Sellers em "Vida e morte de Peter Sellers", transmitido pela rede HBO, enquanto a atriz levou a versão feminina do prêmio por "The Lion in Winter".

O consagrado ator James Garner recebeu um prêmio pelo conjunto da sua obra durante a 11ª cerimônia de entrega dos prêmios SAG, que foram realizadas neste sábado no Auditório Shrine de Los Angeles.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "Sideways"
  • Leia o que já foi publicado sobre Jamie Foxx
  • Leia o que já foi publicado sobre Hilary Swank
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página