Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2005 - 09h45

Escritor americano Hunter S. Thompson morre nos EUA

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles

O escritor americano Hunter S. Thompson, um ícone da contracultura dos anos 60, morreu no domingo por causa de um ferimento causado por ele mesmo, informou a polícia dos Estados Unidos.

O escritor e jornalista de 67 anos aparentemente cometeu suicídio com um tiro em sua residência de Woody Creek, em Colorado (oeste).

As autoridades se negaram a divulgar outros detalhes sobre a morte de Thompson, considerado por muitos especialistas um dos autores americanos mais importantes do século XX.

Thompson nasceu em julho de 1937. Era conhecido por seu estilo violento e satírico, no qual adotava um enfoque pessoal para descrever suas experiências. Criou o estilo jornalístico "gonzo", uma mistura de realidade e ficção em primeira pessoa que o transformou em objeto de culto.

Ficou famoso em 1966 com a publicação do livro "Hell's Angels", a história de seu relacionamento com o temido grupos de motociclistas de mesmo nome.

Entre seus livros estão o romance "Medo e delírio em Las Vegas", assim como "Fear and Loathing on the Campaign Trail 72", uma seleção de artigos que escreveu para a revista Rolling Stone quando cobriu a campanha eleitoral do presidente da época, Richard M. Nixon.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre escritores americanos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página