Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2005 - 13h47

Curiosidades sobre o Oscar 2005

Publicidade

da France Presse, nos Estados Unidos

Seguem alguns dados curiosos sobre os indicados que disputarão este ano as estatuetas douradas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, durante a 77ª edição da cerimônia que se celebra neste domingo, 27 de fevereiro, em Los Angeles:

- A atriz colombiana Catalina Sandino Moreno foi indicada na categoria de melhor atriz por sua atuação em "María llena eres de gracia", um filme falado em espanhol. Esta é a 25ª vez que a Academia indica um ator de língua não-inglesa para o prêmio de interpretação e a 21ª para um papel de protagonista. Se vencer, Catalina se tornará o quarto intérprete de língua não-inglesa a levar o Oscar por sua atuação. Os outros três atores que ganharam um Oscar por um filme de língua não-inglesa são: Sophia Loren (1961, melhor atriz por "Duas Mulheres"), Roberto Benigni (1998, melhor ator por "A Vida é Bela") e o porto-riquenho Benicio del Toro (2000, melhor ator coadjuvante por "Traffic").

Entre as sul-americanas, Catalina é a segunda atriz da região a ser indicada numa categoria principal do Oscar. A primeira foi a brasileira Fernanda Montenegro, em 1998, por "Central do Brasil".

- Jamie Foxx se tornou, na terça-feira passada, o 10º ator a ser indicado em duas categorias na mesma edição. A lista de atores duplamente contemplados com indicações conta, entre outros, com Jessica Lange (1982), Sigourney Weaver (1988), Al Pacino (1992) e Julianne Moore (2002). Se vencer nas duas categorias, Foxx se tornará o primeiro ator da história a levar para casa os dois Oscars a que estava indicado.

- Quatro dos cinco atores que concorrem na categoria de melhor ator interpretam um papel baseado na biografia de uma celebridade: Leonardo di Caprio interpreta o milionário Howard Hughes em "O Aviador", Don Cheadle encarna Paul Rusesabagina em "Hotel Rwanda", Johnny Depp é James Matthew Barrie em "Em Busca da Terra do Nunca" e Jamie Foxx faz Ray Charles em "Ray". O único ator que interpreta um personagem fictício na categoria é Clint Eastwood, em "Menina de Ouro".

- Dez dos 19 indicados aos prêmios de melhor ator e melhor atriz nunca tinham disputado até agora os prêmios máximos da indústria do cinema. Somente uma das indicadas, Hilary Swank, ganhou um Oscar em edições anteriores (em 2000 por "Meninos não Choram").

- Com "Les choristes", a França se tornou - depois, é claro, dos Estados Unidos - o país com mais indicações em 77 edições do Oscar, com 32. É seguida da Itália, com 26 indicações. Se a França ganhar o prêmio, alcançará a Itália, atualmente o país que mais vezes ganhou um Oscar (10).

Leia mais
  • Martin Scorsese espera por Oscar 2005 após cinco indicações

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a 77ª edição do Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página