Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2005 - 14h17

Exposição reúne invenções de Leonardo Da Vinci

Publicidade

da France Presse, em Viena

O gênio científico de Leonardo Da Vinci, precursor da modernidade, emerge em tamanho natural ou em maquetes de múltiplas invenções práticas apresentadas até 29 de maio, numa exposição em Viena.

Asa delta, helicóptero, bicicleta, sistema de respiração para mergulho, martelo pilão, almofadas de bolas, escada mecânica, macaco, robô, blindados e outras máquinas de guerra: são alguns dos 62 modelos em funcionamento expostos da forma como foram concebidos cinco séculos atrás, além de alguns realizados em vida pelo próprio mestre do Renascimento (1452-1519).

"Desde 1995 a computação gráfica levou à descoberta de mecanismos ocultos e a simulação do funcionamento com computador", explica Niccolai Gabriele, marceneiro e mecânico florentino.

As reproduções em madeira, metal e tecido foram feitas a partir de vários desenhos de Da Vinci, acompanhados de explicações por escrito em milhares de cartilhas. Apenas 17 telas deste gênio multifacetado, pintor, arquiteto, engenheiro, anatomista, sobreviveram.

Com seu colega Paolo Tarchiani, Niccolai Gabriele realizou alguns dos modelos que, afirma, recebeu elogios do catedrático Carlo Pedretti, um dos grandes especialistas internacionais do criador da Monalisa.

Segundo os organizadores, entre eles, o escritório austríaco de patentes, a exposição é a mais completa já realizada até hoje, com mais objetos ainda que os museus italianos, como o dos Ofícios de Florença.

Entre os objetos expostos, a bicicleta é uma curiosidade misteriosa: parece ter sido desenhada por um aluno a partir das idéias do mestre, mas é equipada com uma rede de transmissão que ninguém havia concebido para os primeiros velocípedes, no final do século XIX.

A série de célebres máquinas voadoras foi desenhada depois de intensas observações das asas dos pássaros.

Interrogado sobre o livro "O Código Da Vinci", o best-seller mundial de Dan Brown, Gabriele destaca uma analogia: "Da Vinci gostava de esconder segredos em seus quadros como 'A última Ceia'".

"O único original que resta de Leonardo Da Vinci é uma eclusa perto de Milão. Infelizmente, não foi declarada patrimônio de interesse público pelas autoridades e está se deteriorando", lamenta Gabriele.

A exposição, destinada principalmente ao público infantil, pode ser acompanhada por mini-vídeos explicativos de cada invenção através de celulares cedidos por um patrocinador.

A mostra recebeu o nome "Leonardo Da Vinci, Mensch, Erfinder, Genie" ("Leonardo Da Vinci, o homem, o inventor, o gênio") e ficará aberta no Vienna Art Centre até o dia 29 de maio de 2005.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Leonardo Da Vinci

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página