Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2005 - 15h53

Obra de Pixinguinha é tombada pela Prefeitura do Rio

Publicidade

KARINA KLINGER
da Folha Online

Fotografias, partituras, documentos e textos pertencentes ao músico Pixinguinha, Alfredo da Rocha Vianna Filho (1897-1973), foram tombados pela Prefeitura do Rio de Janeiro e passam a fazer parte agora do patrimônio cultural carioca.

A iniciativa é uma homenagem aos 108 anos de vida que o compositor, arranjador e instrumentista completaria no próximo sábado (23), caso estivesse vivo. Faz parte de um projeto da prefeitura que começou no ano passado com o tombamento da Banda de Ipanema.

Considerado um dos grandes gênios da música brasileira, Pixinguinha, que recebeu o nome após ter tido varíola na infância -- passando a ser chamado de Bexiguinha, depois Pechinguinha, até ficar conhecido como Pixinguinha--, é responsável por clássicos como "Carinhoso", "Rosa", "Lamento", entre outros.

Segundo Fernando Vianna, neto do músico, com o tombamento foi criado também um catálogo que mostra aos interessados os lugares que abrigam partes do acervo de Pixinguinha, como o Instituto Moreira Salles e o Museu da Imagem e do Som, ambos no Rio de Janeiro.

"Há vários objetos espalhados e gostaríamos que o público soubesse onde tudo isso está", conta Vianna, responsável pela organização do catálogo.

Entre as raridades de toda essa documentação, há uma gravação que traz Pixinguinha cantando, algo raro em seu carreira. "No total, são mais de 2 mil partituras", diz o cantor Marcelo Vianna, irmão de Fernando.

De acordo com asessoria de imprensa da Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o catálogo deverá ser vendido nas livrarias.

Site e CD

Além do tombamento, um site oficial (www.pixinguinha.com.br)em homenagem ao músico carioca irá estrear no sábado. "Queremos montar um grande banco de dados. E achar outros documentos que estão espalhados pelo país", explica Marcelo, um dos responsáveis pela elaboração do site.

Os netos do compositor também estão preparando uma série de dez CDs com regravações de clássicos e algumas canções inéditas do músico. Grandes nomes da MPB estão cotados para o disco. Um dos preferidos de Fernando seria Paulinho da Viola, mas o convite ainda não foi feito.

Chega também ao mercado um CD instrumental de autoria dos músicos David Ganc e Mário Sève, "Pixinguinha e Benedito", outra homenagem ao músico carioca e a seu companheiro Benedito Lacerda. Ganc e Sève realizam dois shows nesta sexta e sábado, às 21h00, na sala Baden Pawell, no Rio de Janeiro.

David Ganc e Mário Sève
Sexta e Sábado, às 21h00
Av. Nossa Senhora de Copacaba, 360, Copacabana, tel.0/xx/21/2548-0421
Preço: R$1

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Pixinguinha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página