Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2005 - 19h48

Justiça manda recolher das livrarias nova obra de Fernando Morais

Publicidade

da Folha Online

O livro "Na Toca dos Leões", de Fernando Morais, lançado pela editora Planeta, terá de ser recolhido de todas as livrarias do país, segundo determinação da 7ª Vara Criminal de Goiânia, em Goiás.

A decisão foi concedida a pedido do deputado federal Ronaldo Caiado (PFL-GO), que move ação contra o escritor, a editora e o publicitário Gabriel Zellmeister, que serviu de fonte para o trecho em que o parlamentar é citado no livro.

Na obra, que conta a história da agência de publicidade W/Brasil, há uma declaração que Caiado supostamente teria dado antes da eleição presidencial de 1989.

No texto, o político, que era candidato à Presidência, teria afirmado possuir um projeto de "esterilização das mulheres como solução da superpopulação dos estratos sociais inferiores, os nordestinos".

O político, que também é médico, afirmou que nunca disse algo assim.

A editora terá 20 dias para providenciar o recolhimento dos exemplares, contados a partir do momento em que for notificada, o que ainda não aconteceu.

Por ordem judicial, nenhum dos acusados no processo pode falar sobre o assunto. No momento, o escritor Fernando Morais encontra-se fora do país.

Esta é a primeira vez que a editora Planeta sofre um processo dessa dimensão. Os advogados da empresa devem agora entrar com um recurso na Justiça, para tentar derrubar a decisão judicial.

Autor consagrado, Fernando Morais tem em seu currículo: "A Ilha", "Olga" e "Chatô - O Rei do Brasil". No momento, ele está trabalhando na biografia do escritor Paulo Coelho.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Fernando Morais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página