Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2005 - 23h40

Lema da parada gay 2005 pede legalização da união civil

Publicidade

da Folha Online

O lema da parada gay de São Paulo deste ano é "Parceria Civil Já! Direitos iguais: nem mais, nem menos". Segundo o vice-presidente da Associação do Orgulho GLBT, Renato Baldin, a escolha se deve à própria história da parada.

"Ano passado falamos da família, tanto a em que nascemos ou da que formamos. Nós queremos poder fazer isso, como qualquer outro casal heterossexual. Ter direito à união civil e de partilhar dos mesmos direitos e obrigações", afirma Baldin.

Ele explica que a reivindicação "Direitos iguais: nem mais nem menos", incluída no lema, veio do tema da reunião deste ano da InterPride, organização internacional que reúne organizadores de paradas gay no mundo.

Além disso, segundo Baldin, a escolha do tema marca o aniversário de dez anos da apresentação do projeto de união civil entre homossexuais, feito pela ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (2001-2004), então deputada pelo PT. "O triste é que ele nunca sequer foi votado", diz o vice-presidente da Associação.

A parada gay espera reunir, no próximo dia 29 de maio, na avenida Paulista, dois milhões de participantes. Se o número for alcançado, o evento paulista se consolidará como o maior do mundo. Ano passado, a parada reuniu mais de um milhão e meio de pessoas, deixando para trás as paradas de Toronto e Nova York, com cerca de um milhão de integrantes cada.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre parada gay
  • Veja o especial da Parada do Orgulho Gay 2005
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página